
Cena da inundação na Indonésia (NHK)
O número de mortes devido aos desastres causados pelas fortes chuvas e ciclones no Sudeste Asiático, como na Indonésia, Tailândia e Sri Lanka, subiu para pelo menos 1.379, até a manhã de quarta-feira.
Muitas pessoas continuam desaparecidas nas áreas afetadas, e as autoridades de resposta a desastres estão se mobilizando para realizar operações de resgate. Por isso, o número de mortes poderá aumentar.
As fortes chuvas continuaram na semana passada na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, causando uma série de inundações e deslizamentos, provocaram 744 mortes e deixaram 551 pessoas desaparecidas.
Artigos relacionados
No norte de Sumatra, na Indonésia, região particularmente atingida, a inundação generalizada de casas forçou mais de 500 mil pessoas a evacuarem suas casas.

Abrigo improvisado na Indonésia (NHK)
“Parece que não poderemos voltar para casa tão cedo, e estou preocupado com a saúde dos meus filhos”, disse uma pessoa no abrigo.
A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia está trabalhando com as forças armadas e outras entidades para realizar operações de resgate e prestar apoio às vítimas, mas os esforços de resgate estão se mostrando difíceis devido às muitas estradas que permanecem bloqueadas nas áreas afetadas, e a restauração da infraestrutura continua sendo um desafio.
Mortes pelos desastres na Tailândia e Sri Lanka

Menino resgatado em Sri Lanka (NHK)
As fortes chuvas e ciclones também causaram danos, matando 465 pessoas no Sri Lanka e 170 na Tailândia.
Mais de 900 pessoas ainda estão desaparecidas na Indonésia e no Sri Lanka, e as autoridades de gestão de desastres estão se mobilizando para realizar operações de resgate.
Em Kandy, a pouco mais de 100 km da capital de Sri Lanka, que se acredita ter sido a mais atingida, muitas casas foram inundadas e mais de 20 mil pessoas foram forçadas a evacuar.
O governo do Sri Lanka continua as operações de resgate, mobilizando militares e outras equipes, fazendo o possível para levar assistência às áreas afetadas, incluindo a distribuição de alimentos e água.
No entanto, em algumas áreas afetadas, estradas foram bloqueadas e as conexões de internet foram interrompidas devido às inundações, dificultando a avaliação da extensão dos danos, e há preocupações de que a ajuda possa atrasar.

Situação desastrosa em Sri Lanka (NHK)
Fonte: NHK







