Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Universidade japonesa considera aumentar mensalidades para estudantes estrangeiros

| Sociedade

A Universidade Waseda , uma das maiores instituições privadas do Japão , está avaliando a possibilidade de aumentar as mensalidades para estudantes estrangeiros.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
universidade 4 dez 2025 destaque

Com 5.562 estudantes internacionais em maio do ano passado, a Waseda é a universidade com o maior número de estrangeiros no Japão (imagem ilustrativa/PM)

A NHK apurou que uma importante universidade particular no Japão está considerando aumentar as mensalidades para estudantes estrangeiros, devido aos custos crescentes para acolhê-los.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Em maio do ano passado, a Universidade Waseda, em Tóquio, contava com 5.562 estudantes estrangeiros, o maior número entre todas as instituições do Japão.

Atualmente, tanto os estudantes japoneses quanto estrangeiros da Universidade Waseda pagam as mesmas mensalidades.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Justificativa e impacto potencial da decisão de Waseda

No entanto, funcionários da universidade afirmaram que a instituição precisa arcar com os custos para oferecer uma variedade de suporte aos estudantes estrangeiros e desejam que eles paguem mensalidades mais altas para cobrir essas despesas.

Os funcionários indicaram que irão considerar quando e em quanto as mensalidades irão subir.

Autoridades do Ministério da Educação receberam consultas de diversas universidades sobre possíveis aumentos nas mensalidades. Elas afirmam que, se a Universidade Waseda decidir aumentar as taxas para estudantes estrangeiros, muitas outras instituições podem seguir o exemplo.

Custos adicionar e necessidade de globalização do ensino superior

Para acolher estudantes estrangeiros, as universidades japonesas podem gastar dinheiro extra para oferecer-lhes educação em língua japonesa e moradia.

Funcionários do ministério afirmaram que seria necessário que as instituições japonesas aumentassem as taxas até certo ponto para melhorar a qualidade e o ambiente da educação, a fim de que possam aceitar ainda mais estudantes estrangeiros qualificados.

As universidades japonesas estariam ficando para trás em relação às suas homólogas estrangeiras em termos de globalização.

Comparação internacional e medidas governamentais

Estudantes estrangeiros representam mais de 32% do total de alunos na Austrália e 22% no Reino Unido. No entanto, esse número é de 5,9% no Japão.

Autoridades do Ministério da Educação disseram que as mensalidades nas universidades japonesas são relativamente baixas em comparação com as de instituições estrangeiras. Muitas escolas no Ocidente cobram mensalidades mais altas de estudantes estrangeiros do que de estudantes nacionais.

O Ministério da Educação do Japão aboliu o limite máximo para estudantes estrangeiros em universidades nacionais no ano passado.

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo