
Especialistas apontam míssil chinês como disruptivo no mercado de defesa global (imagem ilustrativa/PM)
A China revelou um novo míssil hipersônico “extremamente barato”, com um alcance de 1,3 mil quilômetros que, segundo um especialista, pode revolucionar o mercado global de defesa devido ao seu baixo preço.
O YKJ-1000, produzido pela empresa aeroespacial Lingkong Tianxing, foi apelidado de míssil “revestido de cimento” devido ao uso de materiais como concreto espumoso em seu revestimento.
O míssil, que supostamente custa 700 mil yuans, tem um preço que é uma fração do valor dos mísseis dos EUA, que podem variar de US$4 milhões a US$15 milhões.
Artigos relacionados
O comentarista militar Wei Dongxu disse à emissora estatal CCTV que o “preço extremamente barato” do míssil poderia torná-lo extremamente popular entre nações menores em todo o mundo.
Alto desempenho e demanda de nações menores
“Muitas nações ainda não desenvolveram seus próprios mísseis hipersônicos, e este – com seu longo alcance, alto poder destrutivo e forte capacidade de penetração – provavelmente se tornaria um produto muito procurado devido ao seu preço extremamente barato”.
O preço baixo do míssil indica como a indústria de tecnologia militar de Pequim pode produzir em massa armas devastadoras a um custo reduzido. Se colocado no mercado global de defesa, especialistas acreditam que isso poderia permitir que nações menores desafiassem potências maiores em conflitos.
A Lingkong Tianxing afirma que o revestimento resistente ao calor utiliza cimento espumoso de grau civil, juntamente com outros ingredientes. Porcas de separação explosivas foram substituídas por elétricas, e as peças estruturais podem ser fundidas sob pressão, acrescenta a empresa.
Fonte: Independent







