
Foto meramente ilustrativa de uma usina nuclear do Japão (PM)
Por volta das 23h15 de segunda-feira (8), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 7,6, na costa leste da província de Aomori. Os tremores foram de intensidade sísmica 6 forte na província, além de intensidades sísmicas menores em outras.
Em relação às usinas nucleares, a NHK informou que não houve danos nas instalações.
Após o terremoto, a Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) emitiu um aviso às 2h08 de terça-feira (9) para os operadores de instalações nucleares nas prefeituras de Aomori, Miyagi e Ibaraki, solicitando a revisão de seus sistemas de prevenção de desastres.
Artigos relacionados
- Usina Nuclear de Higashidori da Tohoku Electric Power, na vila de Higashidori (Aomori)
- Usina de reprocessamento da Japan Nuclear Fuel, na vila de Rokkasho (Aomori)
- Usina Nuclear de Onagawa da Tohoku Electric Power, na cidade de Ishinomaki (Miyagi)
- Usina Nuclear de Tokai nº 2 da Japan Atomic Power Company, na vila de Tokai (Ibaraki)
A Usina de Reprocessamento de Aomori teve transbordamento da piscina de combustível, mas sem nenhum impacto.
De acordo com a Japan Nuclear Fuel, um funcionário inspecionou a piscina usada para resfriar o combustível nuclear após o abalo de intensidade sísmica 5 fraca, e encontrou pelo menos 100 litros ao redor da piscina.
O tremor parece ter causado o transbordamento da piscina de combustível, mas a água permanece dentro do prédio e não afetou o exterior, sem problemas de segurança.
Até o momento, nenhuma outra anormalidade foi confirmada devido ao terremoto e não houve alterações nas leituras dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação ao redor da instalação.
De acordo com a Tohoku Electric Power Company, nenhuma anormalidade decorrente do terremoto foi confirmada na Usina Nuclear de Onagawa, localizada nas cidades de Ishinomaki e Onagawa, na província de Miyagi.
Além disso, não houve alterações nas leituras dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação ao redor da usina.
Na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, a liberação de água tratada para o oceano foi suspensa pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO).
A TEPCO vinha liberando água tratada pela 17ª vez desde o dia 4 deste mês.
Nenhum dano ou anormalidade foi confirmado na Usina Nuclear de Tomari, em Hokkaido.
Fonte: NHK







