Usinas nucleares não foram afetadas com o terremoto
Com o terremoto, houve um pouco de transbordamento de água na Usina de Reprocessamento de Aomori, mas nenhum impacto externo foi relatado.

Foto meramente ilustrativa de uma usina nuclear do Japão (PM)
Por volta das 23h15 de segunda-feira (8), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 7,6, na costa leste da província de Aomori. Os tremores foram de intensidade sísmica 6 forte na província, além de intensidades sísmicas menores em outras.
Em relação às usinas nucleares, a NHK informou que não houve danos nas instalações.
Após o terremoto, a Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) emitiu um aviso às 2h08 de terça-feira (9) para os operadores de instalações nucleares nas prefeituras de Aomori, Miyagi e Ibaraki, solicitando a revisão de seus sistemas de prevenção de desastres.
Artigos relacionados
- Usina Nuclear de Higashidori da Tohoku Electric Power, na vila de Higashidori (Aomori)
- Usina de reprocessamento da Japan Nuclear Fuel, na vila de Rokkasho (Aomori)
- Usina Nuclear de Onagawa da Tohoku Electric Power, na cidade de Ishinomaki (Miyagi)
- Usina Nuclear de Tokai nº 2 da Japan Atomic Power Company, na vila de Tokai (Ibaraki)
A Usina de Reprocessamento de Aomori teve transbordamento da piscina de combustível, mas sem nenhum impacto.
De acordo com a Japan Nuclear Fuel, um funcionário inspecionou a piscina usada para resfriar o combustível nuclear após o abalo de intensidade sísmica 5 fraca, e encontrou pelo menos 100 litros ao redor da piscina.
O tremor parece ter causado o transbordamento da piscina de combustível, mas a água permanece dentro do prédio e não afetou o exterior, sem problemas de segurança.
Até o momento, nenhuma outra anormalidade foi confirmada devido ao terremoto e não houve alterações nas leituras dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação ao redor da instalação.
De acordo com a Tohoku Electric Power Company, nenhuma anormalidade decorrente do terremoto foi confirmada na Usina Nuclear de Onagawa, localizada nas cidades de Ishinomaki e Onagawa, na província de Miyagi.
Além disso, não houve alterações nas leituras dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação ao redor da usina.
Na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, a liberação de água tratada para o oceano foi suspensa pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO).
A TEPCO vinha liberando água tratada pela 17ª vez desde o dia 4 deste mês.
Nenhum dano ou anormalidade foi confirmado na Usina Nuclear de Tomari, em Hokkaido.
Fonte: NHK







