
Danos materiais em Aomori (NHK)
De acordo com relatos das províncias de Hokkaido, Aomori e Iwate, um total de 50 pessoas ficaram feridas em consequência do terremoto ocorrido na noite de segunda-feira (8), de magnitude 7,6 e intensidade máxima 6 forte, que gerou alerta de tsunami.
Em diversas cidades dessas províncias, os estabelecimentos comerciais e casas tiveram queda de produtos com o forte tremor, além de vidraças partidas, queda de guard rail, paredes, pisos e asfalto com fendas, entre outros danos.
Consequências do terremoto em Aomori
Até as 14h de terça-feira (9) foram confirmadas 36 pessoas feridas em consequência desse abalo sísmico forte na província de Aomori. Também foram confirmados danos em 11 edifícios, incluindo três casas e oito galpões e armazéns.
No Terminal de Balsas do Porto de Hachinohe (Aomori), onde foi observado um tremor de magnitude 6+, areia e água jorravam de rachaduras no solo do estacionamento.
“Estamos enfrentando o que parece ser liquefação e subsidência, e estamos preocupados com a possibilidade de as áreas onde a lama jorrou estarem se esvaziando”, declarou o representante do terminal.
No Hospital Geral de Mutsu (Aomori), o terremoto danificou o sistema de sprinklers no sétimo andar, inundando temporariamente as instalações. Os pacientes tiveram que ser transferidos imediatamente para outros pisos.

Liquefação no terminal de balsas de Aomori (NHK)
Iwate e Hokkaido
Na província de Iwate foram confirmadas 3 pessoas com ferimentos leves, todas idosas, afetadas pelo tremor do terremoto.
No porto de Ofunato, onde foi observado um tsunami de 20 centímetros, os pescadores saíram ilesos. “Minha casa e meu negócio estão seguros, mas estou preocupado que algumas instalações, como as redes fixas, possam ter sido danificadas”, disse um pescador.
Na província de Hokkaido, 11 pessoas ficaram feridas pelo terremoto, sendo que duas delas caíram dentro de suas casas na hora do tremor.
Fonte: NHK








