
Porsches na Rússia imobilizados por problema no sistema VTS (imagem ilustrativa/PM)
Centenas de carros Porsche pararam de funcionar na Rússia devido a um problema com um sistema de segurança baseado em satélite, de acordo com relatos locais.
Proprietários relataram vários problemas com seus veículos, incluindo a incapacidade de ligar o motor, ou o desligamento logo após a ignição. Outros disseram que foram bloqueados de seus carros.
A causa raiz do problema ainda não é conhecida, embora um representante do maior grupo de concessionárias da Rússia tenha dito à mídia local que poderia ser um ato de sabotagem.
Artigos relacionados
“É possível que isso tenha sido feito deliberadamente”, disse o porta-voz da Rolf ao site de notícias RBC, sem fornecer qualquer evidência.
Não há suporte oficial para os proprietários russos de Porsche depois que a fabricante alemã suspendeu as operações comerciais no país, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Nenhum outro país parece ter sido impactado pelo problema.
Buscando soluções e alegadas causas
Algumas concessionárias teriam emitido uma correção para os carros afetados, que envolve reiniciar manualmente as unidades de alarme. A concessionária Rolf começou a relatar um aumento nas solicitações de serviço no dia 28 de novembro, de acordo com o RBC.
“Atualmente, não há conexão para todos os modelos e tipos de motores de combustão interna“, disse a diretora de serviços da Rolf, Yulia Trushkova, à publicação.
“Qualquer veículo pode ser bloqueado. Atualmente, o bloqueio pode ser contornado redefinindo a unidade de alarme de fábrica e desmontando-a. Continuamos a investigar o problema e as opções dos mecânicos para desbloquear os veículos”.
O papel do Sistema de Rastreamento Veicular (VTS)
O problema afeta qualquer modelo fabricado após 2013 que esteja equipado com um Sistema de Rastreamento Veicular (VTS) antifurto. Quando há uma perda de conectividade via satélite, o VTS interpreta isso como uma tentativa potencial de roubo e imobiliza o motor.
“O Sistema de Rastreamento Veicular da Porsche é projetado para operar de forma contínua e discreta, eliminando a necessidade de ativação e desativação diárias”, afirma o site da montadora.
Fonte: Independent







