
Foto ilustrativa de família usando roupas mais leves (PM)
Na quinta-feira (11), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu um alerta meteorológico antecipado sobre altas temperaturas para quase todo o país.
A previsão é de diminuição da influência do ar frio a partir da próxima quinta-feira (18), quando as temperaturas deverão ficar significativamente mais altas do que a média para a época.
Este tipo de alerta meteorológico antecipado é emitido quando há uma alta probabilidade de ocorrência de mudança climática, do tipo que ocorre apenas uma vez a cada década, informou.
Artigos relacionados
Os critérios para “temperaturas significativamente elevadas” são diferentes para cada região: a previsão é de uma variação positiva de 2,3 graus Celsius para as regiões Kanto-Koshin e de 3,2ºC ou mais no sul de Kyushu. São atipicamente quentes para esta época do ano, explicou.
Quando subirão as temperaturas
A partir de aproximadamente quinta-feira (18), as regiões Hokkaido, Tohoku, Kinki, Chugoku, Shikoku, norte de Kyushu (incluindo Yamaguchi), sul de Kyushu e Amami terão aumento de temperatura.
A partir de aproximadamente sexta-feira (19) de dezembro as regiões Kanto-Koshin, Hokuriku e Tokai deverão ter calor incomum para a época.
Como as diferenças de temperatura podem ser significativas, é importante cuidar da saúde, como alergia ou fadiga térmica.
O clima ficará mais invernal durante o período do Ano Novo, com muitos dias chuvosos ou com neve na costa do Mar do Japão. A costa do Pacífico provavelmente terá muitos dias ensolarados.
Fontes: JNN e Tenki







