
Quase metade dos japoneses apoia retorno da energia nuclear, indica pesquisa (usina em Fukushima/banco de imagens)
Uma pesquisa de um jornal japonês divulgada na quinta-feira (11), revelou que mais de 40% da população japonesa apoia a reativação das usinas nucleares em todo o país.
O levantamento constatou que 44,7% dos entrevistados eram favoráveis à retomada das operações das usinas nucleares, enquanto 26,1% se opunham. Os 29,2% restantes afirmaram não ter opinião sobre o assunto ou não saber.
Os resultados praticamente espelharam os de uma pesquisa realizada em julho de 2022, durante a administração do então primeiro-ministro Fumio Kishida, na qual 48,4% dos entrevistados apoiavam a reativação das usinas nucleares, 27,9% se opunham e 23,8% não tinham opinião ou não sabiam.
Artigos relacionados
Na pesquisa mais recente, os oponentes superaram os defensores entre os entrevistados que apoiavam o Partido Democrático Constitucional do Japão e o Partido Comunista Japonês, com a proporção daqueles contra a retomada das usinas nucleares atingindo 46,7% e 90%, respectivamente.
Entre os entrevistados que não apoiavam nenhum partido político em particular, 38,6% expressaram apoio, enquanto 27,6% eram contra.
A pesquisa por entrevista, conduzida por quatro dias até a segunda-feira, abrangeu 2 mil pessoas com 18 anos ou mais em todo o país. Respostas válidas foram fornecidas por 56,6% delas.







