
Trump designa fentanil ilícito como arma de destruição em massa, citando overdoses e financiamento de organizações criminosas (imagem ilustrativa/PM)
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva designando o fentanil ilícito como uma arma de destruição em massa.
Fentanil é um analgésico usado para tratamento de câncer e outros fins médicos.
Contudo, nos últimos anos, o fentanil relativamente mais barato, contrabandeado de fora dos Estados Unidos, tem levado a um abuso desenfreado na sociedade americana.
Artigos relacionados
Trump assinou a ordem na segunda-feira (15), que afirma que centenas de milhares de americanos morreram de overdoses de fentanil.
Segurança nacional e financiamento de organizações ilegais
A ordem diz que o fentanil ilícito alimenta a ilegalidade nas fronteiras e ameaça a segurança nacional dos EUA.
Também alega que a produção e venda de fentanil por organizações terroristas estrangeiras e cartéis financiam as operações dessas entidades.
A ordem permite que o Departamento de Defesa forneça recursos para auxiliar na aplicação da lei.
Trump compara droga a uma bomba e aumenta pressão sobre países
Trump disse a repórteres que está “dando mais um passo para proteger os americanos do flagelo do fentanil mortal que inunda nosso país”. Ele acrescentou: “Nenhuma bomba faz o que isto está fazendo”.
A administração Trump tem aumentado a pressão sobre a Venezuela, atacando repetidamente embarcações que alega estarem traficando drogas no Mar do Caribe e em outros lugares.
Meios de comunicação dos EUA dizem que a ordem executiva daria à administração justificativa adicional para usar força militar contra o país sul-americano.
Fonte: NHK







