
Logo da montadora (NHK)
A montadora Honda anunciou na quarta-feira (17) que irá interromper ou reduzir a produção nas suas plantas do Japão e da China do final deste mês até o início de janeiro de 2026.
A Honda afirma que o motivo é a escassez de semicondutores da Nexperia, uma subsidiária da Wingtech Technology, fabricante de propriedade chinesa com sede na Holanda.
Plantas de Suzuka e Saitama
A Honda utiliza semicondutores da Nexperia em algumas de suas peças. No Japão, a produção será interrompida nas plantas de Suzuka (Mie) onde se produzem modelos como N-Box e Fit, e de Saitama, na cidade de Yorii, nos dias 5 e 6 de janeiro do próximo ano, com redução da produção de 7 a 9 de janeiro.
Artigos relacionados

N-Box (reprodução)
Na China, as operações serão suspensas em três fábricas em joint venture com o Guangzhou Automobile Group, em Guangzhou (Guangdong), a partir de 29 deste mês até 2 de janeiro do próximo ano.
Em relação à Nexperia, o governo chinês restringiu as exportações de semicondutores produzidos internamente pela empresa de outubro a novembro. Houve um conflito entre a Holanda e a China sobre os fabricantes de semicondutores.
Suspensão da produção afetará lucro da Honda
A Honda interrompeu a produção em outubro e novembro em sua fábrica no México, pelo mesmo motivo. Além disso, reduziu a produção nos Estados Unidos e no Canadá. As operações já voltaram ao normal, mas a escassez de suprimentos persiste.
Em sua previsão de resultados para o ano fiscal de 2025, divulgada em novembro, a Honda previu que uma queda no volume de produção devido à escassez de semicondutores reduziria o lucro operacional em 150 bilhões de ienes, mas afirmou que a situação atual poderá ter um impacto ainda maior.
Fontes: Yomiuri, NHK e NNN







