
Audiência global: Oscar no YouTube mira maior alcance com transmissão online (imagem ilustrativa/PM)
Os eventos do Oscar serão exibidos exclusivamente no YouTube a partir de 2029, anunciou a Academia na quarta-feira (17), em uma jogada radical para uma indústria cinematográfica que permanece cautelosa com as plataformas de streaming, mesmo com a mudança dos hábitos de consumo para o online.
O novo acordo, de cinco anos, significa que a cerimônia de premiação mais prestigiada de Hollywood será visível exclusivamente online pela primeira vez, encerrando um relacionamento de décadas com a emissora norte-americana ABC.
A decisão permitirá que o Academy Awards alcance “a maior audiência mundial possível – o que será benéfico para os nossos membros da Academia e para a comunidade cinematográfica”, afirmaram o CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer, e a presidente, Lynette Howell Taylor, em um comunicado.
Artigos relacionados
O fim de uma era e a nova parceria com o Google
O Oscar anual, que celebra as maiores conquistas do ano no cinema e atrai as maiores estrelas de Hollywood, é regularmente assistido por cerca de 20 milhões de americanos, e milhões mais globalmente.
O último contrato da ABC para transmitir o programa deveria terminar em 2028, com o 100º Academy Awards. O canal, de propriedade da Disney, continuará a exibir o Oscar até então.
Mas o novo acordo com o YouTube, de propriedade do Google, representa uma nova e ousada direção para o programa, em um momento em que as audiências assistem cada vez mais a todos os tipos de conteúdo online.
Desafios digitais e a evolução da audiência
O Oscar mais recente foi assistido por 19,69 milhões de pessoas – o maior número em cinco anos – já que a cerimônia foi exibida ao vivo simultaneamente no streamer Hulu, da Disney, juntamente com a ABC. No entanto, a transmissão do Hulu sofreu falhas técnicas que impediram alguns espectadores de ver os prêmios finais.
A transmissão do Academy Awards regularmente superava 40 milhões há pouco mais de uma década.
Fonte: JT







