Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Premiê da Finlândia pede desculpas a países asiáticos por gestos racistas de parlamentares

| Notícias do Mundo

O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, pediu desculpas a Japão, China e Coreia do Sul no dia 17 de dezembro. A ação ocorreu após parlamentares finlandeses postarem fotos fazendo gestos considerados racistas contra asiáticos.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
finlandia pm 18 dez 2025 destaque

Polêmica: Parlamentares finlandeses fazem gesto racista e geram crise (ilustrativa/banco de imagens)

O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, pediu desculpas na quarta-feira (17) aos cidadãos do Japão, da China e da Coreia do Sul, depois que parlamentares geraram indignação ao postarem fotos de si mesmos fazendo gestos depreciativos de “olhos puxados”.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Os parlamentares do populista Partido dos Finlandeses, que faz parte do governo de coalizão de direita, publicaram imagens nas redes sociais onde puxavam os cantos dos olhos – um gesto amplamente visto como racista e direcionado a pessoas do Leste Asiático.

Eles alegaram ter compartilhado as fotos em apoio à Sarah Dzafce, que teve o título de Miss Finlândia 2025 retirado na semana passada por postar uma imagem semelhante nas redes sociais em novembro.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Valores de igualdade e impacto econômico

“Ofereço minhas sinceras desculpas pelas recentes postagens ofensivas nas redes sociais feitas por parlamentares individuais”, foi o que o primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, disse em declarações nas contas de redes sociais das embaixadas da Finlândia no Japão, na China e na Coreia do Sul.

“Essas postagens não refletem os valores de igualdade e inclusão da Finlândia”, afirmou o comunicado, acrescentando que “racismo e discriminação não têm lugar na sociedade finlandesa”.

A emissora pública Yle informou que uma produtora de TV finlandesa havia suspendido projetos colaborativos no Japão e a companhia aérea finlandesa Finnair também disse que sua marca foi negativamente impactada.

Reações dos parlamentares e possíveis sanções

O gabinete do primeiro-ministro finlandês disse que Orpo queria enfatizar que o comportamento do trio “não representa a posição da Finlândia”.

Os parlamentares – os deputados Kaisa Garedew e Juho Eerola, e o eurodeputado Sebastian Tynkkynen – reagiram de forma diferente à controvérsia.

Enquanto Eerola pediu desculpas e Tynkkynen disse que o gesto não tinha a intenção de ferir os sentimentos de ninguém, Garedew disse à mídia local que não acreditava que precisava pedir desculpas.

O grupo parlamentar do Partido dos Finlandeses deve se reunir nesta quinta-feira (18) para discutir potenciais sanções contra os parlamentares.

O gesto da ex-Miss Finlândia que causou polêmica

O escândalo começou na primeira semana de dezembro, quando uma foto de Sarah Dzafce viralizou nas redes sociais. Na imagem, postada originalmente por uma amiga, a Miss Finlândia aparecia fazendo um gesto de “olhos puxados” (puxando o canto dos olhos com os dedos), acompanhado da legenda “Jantando com um chinês”.

A reação foi imediata, especialmente por parte da comunidade asiática na Finlândia e no exterior. Inicialmente, Sarah tentou justificar o gesto como uma reação a uma “enxaqueca” ou pressão nos olhos, mas a explicação foi amplamente criticada como insincera.

Posteriormente, ela postou um vídeo em uma classe executiva da Finnair dizendo que as pessoas “estavam jogando ódio” enquanto ela viajava com luxo, o que aumentou a percepção de arrogância.

Fonte: ST

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo