
Toyota enviará carros dos EUA para o Japão em 2026 (banco de imagens)
A Toyota Motor enviará três modelos produzidos na América para o Japão no próximo ano, o mais recente gesto da gigante automobilística japonesa projetado para agradar o presidente dos EUA, Donald Trump.
O sedã Camry, o veículo utilitário esportivo Highlander e a picape Tundra estarão à venda no Japão a partir de 2026, disse a Toyota nesta sexta-feira (19) em um comunicado. Os veículos são produzidos em Kentucky, Indiana e Texas, respectivamente.
“A Toyota poderá atender às diversas necessidades de uma ampla gama de clientes, ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar as relações comerciais entre Japão e EUA”, disse a empresa.
Artigos relacionados
Estratégia política e diplomacia comercial
Como a maior montadora do país, a Toyota está investindo em sua “ofensiva de charme” para tentar fazer com que Trump alivie as tarifas elevadas que ele impôs sobre carros japoneses e peças relacionadas enviadas para os EUA.
Em novembro, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, vestiu um boné vermelho MAGA e uma camiseta com os rostos de Trump e do vice-presidente JD Vance enquanto organizava um evento promocional da NASCAR no Japão.
Toyoda sugeriu pela primeira vez ao então primeiro-ministro Shigeru Ishiba em maio que as montadoras americanas poderiam vender carros no Japão usando a rede de vendas doméstica da Toyota.
O acordo comercial EUA-Japão acabaria incluindo uma exigência para que o Japão “abrisse seu país” para carros importados dos EUA.
Mais recentemente, Trump disse que está abrindo caminho para que os carros kei sejam fabricados e vendidos nos EUA, apesar das preocupações de que são muito pequenos e lentos para serem dirigidos com segurança nas estradas americanas.
Veículos grandes não são os mais vendidos no Japão, pois as estradas e os estacionamentos são notoriamente estreitos no país, o que é uma das razões pelas quais os carros tendem a ser menores do que na América.
Fonte: JT







