
Painel do mercado de câmbio (NHK)
Na sexta-feira (19), no mercado de câmbio de Tóquio, o dólar foi negociado na faixa dos 155 ienes em relação à moeda americana. No entanto, depois do anúncio do Banco do Japão (BOJ), no mesmo dia, acelerou-se a venda da moeda japonesa.
Às 15h30, o governador Kazuo Ueda do Banco do Japão decidiu aumentar as taxas de juros. Sobre o motivo da decisão de elevar a meta para a taxa básica de juros de curto prazo, de 0,5% para cerca de 0,75% na reunião, ele declarou: “Consideramos provável que o mecanismo de aumento de salários e preços seja mantido e que a probabilidade de nossa projeção de preços se concretizar aumentou”.
Embora o Governador Ueda tenha indicado sua intenção de continuar elevando as taxas de juros, ele não forneceu detalhes específicos sobre o ritmo. Isso levou à disseminação da opinião entre os participantes do mercado de que “levará algum tempo até o próximo aumento da taxa de juros” e que “o ritmo dos futuros aumentos da taxa de juros será gradual”.
Artigos relacionados
Às 17h, a taxa de câmbio estava na faixa de 156,70 ienes por dólar. Com o aumento dos investimentos estrangeiros, a moeda japonesa continuou a se desvalorizar e, às 18h, fechou na faixa dos 157,70 ienes frente à moeda americana.
Nesse mesmo dia, na sexta-feira, nos Estados Unidos, a taxa de câmbio foi fechada no mercado de Nova Iorque, no mesmo patamar.
Sociedade japonesa sofre impacto
“Para as indústrias de exportação, um iene mais fraco levará a uma maior competitividade e será positivo, pois mitigará o impacto da política tarifária dos Estados Unidos. No entanto, poderá levar a novos aumentos de preços, especialmente para produtos alimentícios, e se os aumentos salariais não acompanharem o ritmo, poderá resultar em uma estagnação do padrão de vida“, comentou o analista-chefe do Mitsubishi UFJ Bank, Tetsuhei Ino.
Fica a expectativa para ver como será a semana no mercado no câmbio.
No Brasil também o dólar está em alta
Com essa decisão do Japão em aumentar as taxas de juros, o dólar se fortaleceu no mundo.
No Brasil, o dólar subiu 2,2%, fechando o fim de semana a 5,52 reais. Isso se deve ao crescimento do nome de Flávio Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto nas eleições presidenciais.
Para fazer a remessa financeira aos familiares no Brasil, a cada 10 mil ienes o beneficiário receberá 351 reais (mais taxas). Se necessita transferir o valor de um salário mínimo (R$ 1.518,00) precisará dispor de 43.203 ienes mais taxas.
Fontes: NHK e Yomiuri







