
Congestionamento de passageiros (NHK)
As principais companhias aéreas do Japão divulgaram os respectivos status de reservas para o feriado de Ano Novo, com o pico de voos domésticos previsto para o dia 27 deste mês, para voos de partida de Haneda, Narita, Centrair e outros. Já o pico de chegada acontecerá em 3 e 4 de janeiro.
Além disso, o número de reservas de voos internacionais aumentou aproximadamente 10% em relação ao ano passado, dependendo do aeroporto.
De acordo com uma compilação de 11 das principais companhias aéreas nacionais, até segunda-feira (22), o número de reservas de voos domésticos para o período de 10 dias, de 26 deste mês a 4 do próximo mês, era de pouco mais de 3,31 milhões, praticamente o mesmo que no ano passado.
Artigos relacionados
Segundo o Centrair (Aeroporto Internacional de Chubu), são 137.651 passageiros com reservas em voos internacionais nesse período de 10 dias. Comparado ao ano passado, a queda é de 5%.
No caso do KIX (Osaka), o pico de partidas internacionais deverá acontecer em 28, com aproximadamente 41,8 mil passageiros. Já o pico da volta será em 4 de janeiro, com 41,6 mil passageiros.
Ainda assim, o cálculo é de queda de 4% em relação ao ano passado. O maior número de passageiros é para a Coreia do Sul, com 119 mil pessoas.
No geral, o número de reservas de voos internacionais para as sete principais companhias aéreas nacionais, em conjunto, foi de pouco mais de 690 mil, um aumento de aproximadamente 10% em relação ao ano passado.
Aeroporto no dia do embarque: dicas de ouro
Se vai viajar ao exterior nesta época, recomenda-se chegar bem antes no aeroporto, calculando bem mais de 3 horas de antecedência. Lembre-se de ter fácil acesso ao bilhete eletrônico, ao passaporte e ao atestado de vacina se o destino exigir.
Como haverá congestionamento, procure facilitar e ser breve no check-in das malas, o raio-X e na Imigração.
Outro detalhe a prestar atenção é o portão de embarque. Fique atento aos painéis de informação, pois ocasionalmente a companhia aérea pode mudar o portão de embarque.
Fontes: NHK e KTV







