
Plano do Japão visa criar IA confiável e impulsionar inovação tecnológica (ilustrativa/banco de imagens)
Estratégias para reverter o atraso
O governo está determinado a reverter a situação alavancando os dados de alta qualidade e o ambiente de comunicação do país, afirma o plano básico.
Como política fundamental, o plano pede a aceleração da utilização da IA, a promoção do aprimoramento estratégico das capacidades de desenvolvimento de IA, a melhoria da confiabilidade da nova tecnologia e a renovação contínua da sociedade com a ajuda da IA.
Especificamente, o plano busca agilizar a introdução da IA no trabalho dos governos central e locais.
Artigos relacionados
Ele também enfatiza a necessidade de acelerar o desenvolvimento de modelos básicos de IA doméstica e da chamada “IA física”, combinada com robôs, classificando-os como ferramentas-chave para o Japão vencer a crescente concorrência.
Segurança e educação no futuro da IA
Para dissipar as preocupações do público sobre a nova tecnologia, o plano básico pede o aumento do número de funcionários no Instituto de Segurança de IA do Japão, organização governamental encarregada de avaliar a segurança da IA.
Também estipulada no plano está a importância de que estudantes do ensino fundamental e médio aprendam os fundamentos da IA a fim de nutrir e garantir especialistas. O plano básico, elaborado com base na lei de promoção da IA promulgada em maio, será atualizado anualmente por enquanto.
O governo espera compilar um roteiro com meta de investimento no próximo verão e refleti-lo em uma revisão do plano.
Fonte: JT







