
Imagem ilustrativa da matéria (PM)
O governo japonês divulgou na terça-feira (23) um pacote de medidas para eliminar incêndios graves de baterias de íon-lítio até 2030. A iniciativa surge após uma série de incidentes de ignição envolvendo essas baterias, cujo uso se espalha rapidamente.
No pacote, elaborado por agências do governo central, incluindo o Ministério do Meio Ambiente, governos locais e empresas são solicitados a descartar adequadamente as baterias de íon-lítio usadas. Baterias inchadas ou deformadas são particularmente propensas à ignição.
Governos locais, responsáveis pela coleta de lixo doméstico, estão enfrentando dificuldades com incêndios causados por baterias.
Artigos relacionados
O governo central irá investigar como os municípios coletam, armazenam e descartam as baterias de íon-lítio, a fim de reunir casos de sucesso que possam ser compartilhados com outros municípios.
Além disso, serão realizadas discussões com municípios, fabricantes e empresas de descarte de baterias para desenvolver medidas específicas para o manuseio de dispositivos inchados ou deformados.
Fonte: NP







