
Europa domina lista dos países mais pacíficos, aponta Índice Global da Paz (ilustrativa/banco de imagens)
O Global Peace Index (GPI), ou Índice Global da Paz, é o principal relatório do mundo que mede o nível de tranquilidade e a ausência de violência em países e regiões.
Lançado anualmente desde 2007, ele é produzido pelo Institute for Economics and Peace (IEP), um think tank independente e sem fins lucrativos com sede na Austrália.
O índice não olha apenas para a existência ou não de guerras. Ele avalia 23 indicadores divididos em três temas principais:
Artigos relacionados
-
Conflitos em curso: Envolvimento em guerras internas ou externas e o número de mortes causadas por eles.
-
Segurança e Proteção Social: Analisa taxas de criminalidade, instabilidade política, manifestações violentas, número de homicídios e acesso a armas.
-
Militarização: Gastos militares em relação ao PIB, número de soldados e exportação/importação de armas.
Líderes mundiais em paz e melhorias notáveis
No geral, a Europa Ocidental e Central permaneceram as regiões mais pacíficas do mundo, com oito dos dez países mais seguros localizados lá. Contudo, a Islândia continua a dominar e, em 2025, registrou um aumento de dois por cento na sua paz geral.
No entanto, todas as outras nações têm algum trabalho a fazer para alcançá-la. De acordo com o relatório, a diferença de paz entre a Islândia e a segunda colocada, a Irlanda, é a mesma que entre a Irlanda e a décima colocada, a Finlândia.
Em outras partes do mundo, cinco países fizeram melhorias significativas em seus rankings devido a um aumento em sua pontuação de paz: o Azerbaijão subiu 17 posições, a Gâmbia 16, a Arábia Saudita e o Peru saltaram 14 posições e o ranking de Uganda melhorou em 12.
O Japão costuma aparecer frequentemente no ranking devido aos baixíssimos índices de criminalidade e forte estabilidade social.
Por que ele é importante?
O GPI é utilizado por organizações internacionais (como a ONU e o Banco Mundial), governos e empresas para:
-
Avaliar riscos de investimento.
-
Formular políticas públicas de segurança.
-
Entender o impacto econômico da violência (o IEP calcula quanto a violência custa para a economia global todos os anos).
Estes são os 20 países mais seguros do mundo, segundo o GPI:
- Islândia
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Áustria
- Suíça
- Singapura
- Portugal
- Dinamarca
- Eslovênia
- Finlândia
- Tchéquia
- Japão
- Malásia
- Países Baixos
- Canadá
- Bélgica
- Hungria
- Austrália
- Croácia
- Alemanha
Fonte: Time Out, GPI







