Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pesquisa revela crescimento da população estrangeira em grande parte do Japão desde 2015

| Sociedade

A população estrangeira no Japão aumentou na maioria dos municípios do país na última década, atingindo um recorde de mais de 3,95 milhões de pessoas até o final de junho.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
populacao estrangeira 24 dez 2025 destaque

Escassez de mão de obra impulsiona aumento de estrangeiros no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

A NHK constatou que a população estrangeira aumentou em grande parte dos municípios em todo o Japão ao longo da última década. A Agência de Serviços de Imigração informa que um recorde de mais de 3,95 milhões de estrangeiros residiam no país até o final de junho.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Uma análise foi feita sobre como o número de estrangeiros mudou desde 2015 em mais de 1,7 mil municípios em todo o país, utilizando dados do Ministério de Assuntos Internos obtidos do Registro Básico de Residentes.

A população estrangeira aumentou em 1.680 municípios, ou cerca de 96%. Em 51% deles, os números mais que dobraram. A população de estrangeiros tem aumentado principalmente nas grandes cidades.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Aumento em grandes cidades e áreas rurais

O número subiu cerca de 72 mil na cidade de Osaka (província homônima), 48 mil em Yokohama (Kanagawa), e cerca de 35 mil em Nagoia (Aichi). Contudo, a contagem da população estrangeira também está aumentando nas áreas rurais.

Entre os municípios que adicionaram mais de 100 estrangeiros aos seus registros, a vila de Akaigawa (Hokkaido) apresenta o maior ritmo de crescimento. Sua população estrangeira aumentou 19,5 vezes na última década.

A vila de Rusutsu seguiu com 15,9 vezes e a cidade de Rankoshi com 15,2 vezes. Ambas estão em Hokkaido.

Implicações e desafios para as comunidades

A cidade de Yokohama (Aomori) viu sua população estrangeira crescer 14 vezes, seguida de perto pela cidade de Kotohira (Kagawa) com 13,9 vezes.

Toshihiro Menju, professor visitante da Universidade Internacional de Estudos de Kansai, afirma que a escassez de mão de obra está por trás do aumento da população estrangeira em comunidades que antes não tinham muitos residentes estrangeiros.

Ele observa que os recursos financeiros e humanos para apoiá-los são escassos nesses municípios, e não há aulas de língua japonesa suficientes. Ele pede que o governo ajude os municípios a fornecer mais medidas de apoio, pois adotou uma política de aceitação de estrangeiros.

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo