
Imagem de arquivo da via expressa Metropolitana (NHK)
A operadora da via expressa Metropolitana (Shutoko) anunciou, na quarta-feira (24), que deverá aumentar o valor do pedágio a partir de outubro de 2026. Se a proposta for aprovada, o valor por quilômetro aumentará cerca de 10% ou 3 ienes.
O valor por quilômetro atual é de ¥29,52 e passaria a 32,47 ienes. Assim, o pedágio de um trecho para carro comum que atualmente custa 810 deverá passar a 880 ienes.
O valor máximo do pedágio para distâncias acima de 55 quilômetros aumentaria em 180 ienes, passando de 1.950 para 2.130 ienes para veículos equipados com o sistema ETC (Electronic Toll Collection).
Artigos relacionados
O pedágio mínimo, por sua vez, permaneceria inalterado em 300 ienes para carros de passeio.
A empresa justifica o aumento da tarifa alegando que os custos de manutenção aumentaram aproximadamente 140% nos últimos 10 anos, impossibilitando cobrir os atuais custos de mão de obra e materiais.
A operadora da via expressa Metropolitana planeja solicitar ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) um aumento de tarifa após ouvir a opinião pública e obter o consentimento dos governos locais relevantes.
Fontes: JNN e NHK







