
Takaichi busca alinhamento com Trump sobre China antes de cúpula (Wikimedia)
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, está considerando visitar os Estados Unidos em março, pela primeira vez desde que assumiu o cargo em outubro, para realizar conversas com o presidente dos EUA, Donald Trump, disseram fontes.
Trump está programado para visitar a China em abril e se encontrar com o presidente Xi Jinping.
Em meio à crescente pressão da China sobre o Japão devido às declarações de Takaichi sobre uma potencial contingência em Taiwan, acredita-se que a primeira-ministra esteja buscando coordenar com Trump a política em relação a Pequim antes da cúpula EUA-China, disseram as fontes na quarta-feira (24).
Artigos relacionados
Tensões geopolíticas e a questão de Taiwan
Se concretizado, seria o segundo encontro entre Takaichi e Trump, após um realizado em Tóquio em outubro.
Em uma reunião parlamentar em novembro, Takaichi afirmou que o possível uso da força pela China contra Taiwan poderia constituir uma “situação de ameaça à sobrevivência” para o Japão, na qual o país poderia exercer seu direito à autodefesa coletiva.
As declarações provocaram fortes protestos da China, pois considera a questão de Taiwan no centro de seus “interesses fundamentais”.
Aliança estratégica e cooperação econômica
Trump, que valoriza os laços econômicos com a China, evitou se envolver muito profundamente na disputa entre Tóquio e Pequim.
Acredita-se que Takaichi esteja buscando destacar a unidade da aliança Japão-EUA, enquanto explica a posição do Japão em suas conversas com Trump.
Takaichi e Trump também devem discutir o fortalecimento da cooperação em segurança, a colaboração na expansão das cadeias de suprimentos para minerais críticos e a seleção de projetos para a promessa do Japão de fornecer aos Estados Unidos US$550 bilhões em investimentos e empréstimos sob um acordo comercial bilateral.
Fonte: JT







