
Produção industrial do Japão tem queda de 2,6% em novembro (imagem ilustrativa/PM)
A produção industrial do Japão em novembro caiu 2,6% em relação ao mês anterior, impulsionada por um declínio na fabricação de baterias de íon-lítio e computadores pessoais, informou o governo, mantendo sua perspectiva cautelosa.
A diminuição, a primeira em três meses, seguiu-se a um crescimento da produção de 1,5% em outubro, revisado para cima. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria manteve sua avaliação básica da produção industrial do mês anterior, afirmando que ela “flutua indecisivamente”.
O ministério manteve essa visão apesar de uma pesquisa com fabricantes mostrar que a produção deve aumentar 1,3% em dezembro e saltar 8% em janeiro.
Artigos relacionados
Análise de dados e projeções
Um oficial do ministério disse que, provavelmente, o aumento projetado para janeiro é “excessivamente inflacionado” e que fatores sazonais devem ser levados em consideração.
O índice de produção ajustado sazonalmente em fábricas e minas ficou em 102 em relação à base de 100 de 2020, de acordo com o relatório preliminar do ministério.
Do total de 15 setores, 12, liderados por máquinas elétricas, equipamentos eletrônicos de informação e comunicação, e veículos automotores, registraram quedas na produção.
Em novembro, o índice de envios industriais caiu 1,6% para 100,7, enquanto o de estoques diminuiu 3% para 97,3.
Fonte: MN







