Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Fabricantes chinesas de VEs estão sob pressão para reduzir operações ou encerrá-las

| Ásia

Cerca de 50 fabricantes chineses de veículos elétricos estão sob pressão para reduzir ou encerrar operações em 2026 devido à demanda doméstica fraca, afirmam analistas.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
ves 29 dez 2025 destaque

Montadoras de carros elétricos chinesas enfrentam crise em 2026 (imagem ilustrativa/PM)

Dezenas de fabricantes chinesas de veículos elétricos (VEs) enfrentam um momento decisivo em 2026, conforme analistas apontam para uma demanda doméstica enfraquecida que poderá levar empresas cronicamente deficitárias a saírem do maior mercado automobilístico do mundo.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Cerca de 50 fabricantes de VEs chinesas não rentáveis estão sob pressão para reduzir suas operações ou encerrá-las, à medida que o setor automotivo do país projeta uma queda nas vendas no próximo ano – a primeira contração desse tipo desde 2020 – devido a problemas de excesso de capacidade da indústria e ao enfraquecimento do apoio governamental.

“O tempo está contra aqueles cujos carros não conseguem impressionar os motoristas jovens“, disse Qian Kang, proprietário de uma fábrica de placas de circuito impresso automotivas na província de Zhejiang.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Desafios financeiros e a corrida tecnológica

“O desempenho no próximo ano será crucial para a maioria dos montadores de EV não rentáveis”.

Com subsídios em dinheiro e incentivos fiscais expirando, o mercado doméstico de automóveis deve ver uma queda nas entregas no próximo ano, mesmo que as montadoras ofereçam descontos acentuados para atrair compradores, segundo previsão consensual entre analistas de automóveis.

Todas as fabricantes chinesas de VEs também investiram bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento em uma corrida para ganhar vantagem tecnológica sobre seus rivais no mercado, o que deprime suas perspectivas de ganhos.

Apenas algumas fabricantes de VEs chinesas – incluindo a BYD, maior fabricante mundial de carros elétricos, e a Seres, apoiada pela Huawei Technologies – tornaram-se lucrativos durante o mesmo período.

Excesso de capacidade e consolidação do setor

A produção total de veículos da China, incluindo ônibus e caminhões, além de carros de passageiros, pode atingir 33 milhões de unidades em 2025, em comparação com a capacidade estimada de cerca de 50 milhões de unidades, disse Nick Lai, chefe de pesquisa automotiva na Ásia-Pacífico do JPMorgan, em outubro.

A guerra de preços pode acelerar o ritmo de consolidação no setor de VEs da China, já que montadoras que vendem menos de mil unidades por mês devem sair do mercado em breve, segundo Stephen Dyer, co-líder regional da Grande China e chefe da prática automotiva na Ásia da AlixPartners.

Fonte: SCMP

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo