
Aquecimento global: 2025 entre os três anos mais quentes da história (imagem ilustrativa/PM)
As mudanças climáticas, agravadas pelo comportamento humano, fizeram de 2025 um dos três anos mais quentes já registrados, afirmaram cientistas.
Foi também a primeira vez que a média de temperatura de três anos ultrapassou o limite estabelecido no Acordo de Paris de 2015, de restringir o aquecimento a não mais de 1,5 graus Celsius desde os tempos pré-industriais.
O impacto do limite de 1,5ºC
Especialistas afirmam que manter a Terra abaixo desse limite poderia salvar vidas e prevenir uma destruição ambiental catastrófica em todo o mundo.
Artigos relacionados
A análise dos pesquisadores da World Weather Attribution (WWA), divulgada na terça-feira (23) na Europa, veio após um ano em que pessoas em todo o mundo foram atingidas pelos extremos perigosos provocados por um planeta em aquecimento.
Causas e fatores climáticos
As temperaturas permaneceram altas apesar da presença de um La Niña, o resfriamento natural ocasional das águas do Oceano Pacífico que influencia o clima em todo o mundo.
Os pesquisadores citaram a queima contínua de combustíveis fósseis – petróleo, gás e carvão – que enviam gases de efeito estufa que aquecem o planeta para a atmosfera.
Eventos climáticos extremos matam milhares de pessoas e custam bilhões de dólares em danos anualmente.
Fonte: MN







