
Pesquisa governamental revela queda inédita no número de restaurantes japoneses no exterior em 2025 (ilustrativa/banco de imagens)
O número de restaurantes japoneses operando no exterior caiu pela primeira vez em 2025, pressionado por um declínio acentuado na China em meio à sua desaceleração econômica, revelou uma pesquisa governamental.
Os resultados da pesquisa, compilada bienalmente pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pescas desde 2013, mostraram que havia aproximadamente 181 mil restaurantes japoneses no exterior em 2025, uma queda em relação ao recorde de 187 mil em 2023.
As quedas foram lideradas pela Chin, lar do maior número desses restaurantes, onde o total diminuiu cerca de 15.260 em relação a dois anos antes, chegando a 63,5 mil restaurantes — uma queda de quase 20%, de acordo com os resultados divulgados no final de novembro.
Artigos relacionados
Impacto da economia chinesa e visão geral regional
A economia chinesa tem sido recentemente atingida por uma fraca demanda doméstica em meio a uma crise no setor imobiliário e altos níveis de dívida do governo local.
No entanto, a China permaneceu como o país ou região com o maior número de restaurantes japoneses no exterior em 2025, seguida pelos Estados Unidos, com cerca de 26,360 estabelecimentos, Coreia do Sul com 19,8 mil México com 7.430.
Apesar do declínio no total, o número ainda era mais de três vezes maior do que os 55 mil registrados em 2013.
Crescimento em outras regiões e objetivos do governo
Aumentos em outras partes do mundo ajudaram a suavizar as quedas na Ásia.
Os maiores aumentos foram observados na América Central e do Sul, onde o número de restaurantes cresceu cerca de 20%, ou aproximadamente 2,4 mil restaurantes, devido ao interesse em anime e outras culturas pop que impulsionam a demanda pela culinária do país.
O número de estabelecimentos também aumentou no Oriente Médio em cerca de 20%, ou aproximadamente 300 locais, com a disseminação da consciência de alimentação saudável, disse o ministério.
Com base em uma pesquisa do Ministério das Relações Exteriores, o relatório foi compilado enquanto o governo busca expandir as exportações de produtos alimentícios japoneses para o exterior, com o número de restaurantes estrangeiros servindo como uma referência chave para sua aceitação.
Fonte: MN







