
Crescimento da Índia impulsionado pela demanda interna (banco de imagens)
A Índia superou o Japão, para se tornar a quarta maior economia do mundo, de acordo com cálculos da revisão econômica de fim de ano do governo indiano.
Seguindo as tendências atuais, a Índia deve ultrapassar a Alemanha para se tornar a terceira maior economia do mundo nos próximos três anos, afirmou a revisão.
A revisão indicou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Índia já atingiu cerca de US$ 4,18 trilhões e a projeção é que chegue a US$7,3 trilhões até 2030.
Artigos relacionados
Projeções e crescimento acelerado
Com as tendências atuais, a Índia ficaria atrás apenas dos Estados Unidos e da China em poder econômico.
O PIB real da Índia cresceu 8,2% no segundo trimestre do ano fiscal de 2025–26 , um aumento em relação aos 7,8% do trimestre anterior e marcando o maior índice em seis trimestres.
A confirmação oficial, no entanto, depende de dados previstos para 2026, quando os números finais anuais do PIB forem divulgados. O Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que a Índia ultrapassará o Japão no próximo ano.
Dinâmica do mercado interno
O Banco Central da Índia revisou sua previsão de crescimento para o ano fiscal de 2025–26 para 7,3%.
O crescimento foi impulsionado principalmente pela demanda doméstica, com um consumo privado particularmente forte, apesar da contínua incerteza comercial e política global.
Em termos de população, a Índia ultrapassou a China em 2023 para se tornar o país mais populoso do mundo.
Desafios demográficos e empregabilidade
Dados do governo mostram que mais de um quarto dos 1,4 bilhão de habitantes da Índia tem entre 10 e 26 anos. Criar empregos bem remunerados suficientes para milhões de jovens graduados é um desafio futuro, mas o relatório ofereceu uma perspectiva otimista.
“Como uma das nações mais jovens do mundo, a história de crescimento da Índia está sendo moldada por sua capacidade de gerar empregos de qualidade que absorvam produtivamente sua força de trabalho em expansão e proporcionem um crescimento inclusivo e sustentável”, afirmou uma nota na revisão.
A Índia se tornou a quinta maior economia do mundo em 2022, quando seu PIB superou o da antiga potência colonial, a Grã-Bretanha, de acordo com dados do FMI.
Fonte: DW







