
O presidente da China, Xi Jinping, também mencionou os esforços de ‘combate à corrupção’ em sua mensagem de Ano Novo, dia 31, em Pequim (Imagem: Nikkei)
O presidente Xi Jinping reafirmou a intenção da China de unificar Taiwan durante sua mensagem anual de ano novo.
“A grande corrente histórica da unificação nacional não pode ser bloqueada”, declarou Xi, lembrando que os laços sanguíneos entre os lados do Estreito de Taiwan são mais fortes que a água. A cada encerramento de ano, Xi utiliza as transmissões da televisão estatal para comunicar-se com a população chinesa.
Durante os dias que antecederam o discurso, o exército chinês cercou Taiwan com grandes exercícios militares, emitindo um alerta claro às forças separatistas e externas que insistem em interferir na questão taiwanesa.
Artigos relacionados
Em 31 de dezembro, foi anunciado o término destas manobras militares, que ocorreu desde o dia 29.
No discurso, Xi destacou ainda que, apesar dos conflitos em algumas regiões ao redor do mundo, a China permanece firme ao lado certo da história e busca trabalhar com outras nações para promover a paz e o desenvolvimento global.
Com o início de um novo “plano econômico de cinco anos”, o presidente apontou para a necessidade de buscar um desenvolvimento de alta qualidade e aprofundar mais a reforma e abertura econômica da China.
Além disso, Xi Jinping enfatizou os esforços internos no combate à corrupção, destacando uma auto-revolução para purificar o partido e o governo.
“Mantemos a governança, controle estrito do partido, eliminamos a corrupção e buscamos a saúde da organização”, concluiu Xi, reforçando a determinação para eliminar corruptos no governo e entre altos oficiais militares.
Fonte: NHK







