Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mulheres no parlamento japonês: a busca por mais banheiros

| Política

A iniciativa reflete a crescente representação feminina, apesar de a política japonesa ainda ser dominada por homens.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
banheiros 2 jan 2026 destaque

Parlamento do Japão pede mais banheiros femininos (ilustrativa/banco de imagens)

Quase 60 parlamentares mulheres no Japão, incluindo a primeira-ministra Sanae Takaichi, apresentaram uma petição pedindo mais banheiros no edifício do parlamento (Dieta) para corresponder à sua melhor representação.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Embora o número de políticas mulheres tenha aumentado na última eleição — e apesar de Takaichi ter se tornado a primeira primeira-ministra em outubro — a política japonesa permanece massivamente dominada por homens.

Isso se reflete no fato de haver apenas um banheiro contendo dois sanitários para as 73 mulheres da Câmara Baixa usarem perto do salão principal de sessões plenárias do parlamento na central de Tóquio.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Desafio no cotidiano do poder

“Antes do início das sessões plenárias, realmente muitas parlamentares mulheres precisam formar longas filas em frente ao banheiro”, disse Yasuko Komiyama, do Partido Democrático Constitucional, da oposição.

Ela falou após apresentar a petição multipartidária, assinada por 58 mulheres, a Yasukazu Hamada, presidente do comitê de regras e administração da Câmara Baixa, no início deste mês.

O edifício da Dieta foi concluído em 1936, quase uma década antes de as mulheres obterem o direito ao voto em dezembro de 1945, após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Desigualdade de gênero e metas futuras

Todo o edifício da Câmara Baixa possui 12 banheiros masculinos com 67 sanitários e nove instalações femininas com um total de 22 cabines.

O Japão, com sua rigidez de gênero, ficou em 118º lugar entre 148 este ano no Relatório Global de Lacunas de Gênero do Fórum Econômico Mundial. As mulheres também estão grosseiramente sub-representadas nos negócios e na mídia.

Atualmente, 72 dos 465 parlamentares da Câmara Baixa são mulheres, um aumento em relação aos 45 do parlamento anterior, assim como 74 dos 248 membros da Câmara Alta.

A meta declarada do governo é que as mulheres ocupem pelo menos 30% das cadeiras legislativas.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo