
Quadrilha presa em Tóquio por falsificar moedas comemorativas (YouTube/TBS)
A polícia de Tóquio prendeu um grupo por supostamente trocar moedas comemorativas falsificadas de 10 mil ienes em instituições financeiras na cidade. As moedas originais, feitas de prata, foram emitidas para comemorar o 60º aniversário do reinado do Imperador Showa.
A polícia prendeu, na quarta-feira (7), quatro pessoas, incluindo Xue Zhiwei, um executivo de empresa de nacionalidade chinesa, e Kenji Yamaguchi, um japonês que trabalha na indústria da construção. Ambos são residentes de Tóquio.
O esquema de troca em instituições financeiras
A suspeita é de que os quatro trocaram um total de 79 moedas falsificadas de 10 mil ienes em instituições financeiras em Tóquio, em maio e junho do ano passado.
Artigos relacionados
Moedas falsificadas de 10 mil ienes têm sido encontradas em instituições financeiras por todo o Japão desde abril do ano passado. Verificações realizadas até o momento pela Casa da Moeda do Japão confirmaram que todas as 300 moedas inspecionadas eram falsificadas.
Investigação e alcance o grupo criminoso
A polícia suspeita que o grupo trocou pelo menos 630 moedas falsas similares em sete províncias, incluindo Tóquio, Saitama e Ibaraki.
A NHK apurou, junto a fontes da polícia de Tóquio, que os suspeitos provavelmente usaram identidades falsas ao trocar as moedas, numa tentativa de evitar a detecção.
Segundo as informações, as moedas falsas foram convertidas em dinheiro no mesmo dia em que visitaram as instituições financeiras. A polícia de Tóquio afirma que está investigando como o grupo obteve as moedas falsificadas e como gastou o dinheiro obtido ilegalmente.
Fonte: NHK







