
China perde atratividade: população japonesa em declínio (imagem ilustrativa/PM)
O número de cidadãos japoneses residentes na China registrou uma queda em 2025, em meio à desaceleração econômica do país e a crescentes preocupações com a segurança.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão divulgou um relatório anual com estatísticas sobre os cidadãos japoneses no exterior.
O documento revela que, em 1º de outubro do ano passado, o número de japoneses vivendo fora do país por três meses ou mais aumentou ligeiramente em relação ao ano anterior, atingindo quase 1,3 milhão.
Artigos relacionados
Desse total, aproximadamente 416.300 japoneses residiam nos Estados Unidos, seguidos por cerca de 105.500 na Austrália. Ambos os números apresentaram aumento em comparação com o mesmo período em 2024.
O declínio da presença japonesa na China
A China ocupava a terceira posição em termos de população japonesa, com aproximadamente 92.900 pessoas. No entanto, este número representou uma queda de 4,6 mil indivíduos, ou 4,7%, em relação ao ano anterior.
Em 2012, mais de 150 mil cidadãos japoneses viviam na China.
O número tem diminuído continuamente desde que o governo japonês adquiriu algumas das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, de um proprietário privado japonês no mesmo ano, e grandes manifestações anti-Japão foram realizadas na China em protesto.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês sustenta que as ilhas são uma parte inerente do território do Japão. A China e Taiwan as reivindicam.
Impacto nas principais metrópoles chinesas
Em 2024, o número de japoneses na China caiu abaixo da marca de 100 mil pela primeira vez em 20 anos. Entre as maiores cidades chinesas, a população japonesa em Xangai diminuiu para cerca de 31,7 mil em 2025. Isso representou uma queda de mais de 40% em relação ao número registrado em 2012.
O número de japoneses vivendo em Pequim era de aproximadamente 4,5 mil no ano passado, uma redução de mais de 60% em comparação com 2012.
Observadores afirmam que os fatores por trás dessas diminuições incluem a piora do ambiente de negócios na China, devido à sua desaceleração econômica e ao aumento dos custos de mão de obra.
Eles também apontam que mais expatriados japoneses na China estão optando por deixar suas famílias no Japão devido a preocupações com a segurança.
Fonte: NHK







