
Google revoluciona Gmail com IA para escrita e organização (imagem ilustrativa/PM)
Mais inteligência artificial (IA) está sendo implantada no Gmail, enquanto o Google tenta transformar o serviço de e-mail mais popular do mundo em um assistente pessoal que pode melhorar a escrita, resumir informações dispersas enterradas nas caixas de entrada e entregar listas diárias de tarefas.
Os novos recursos de IA, anunciados na quinta-feira (8), poderiam anunciar um momento crucial para o Gmail, um serviço que transformou o e-mail quando foi introduzido há quase 22 anos.
Desde então, o Gmail acumulou mais de 3 bilhões de usuários para se tornar quase tão onipresente quanto o motor de busca do Google.
Artigos relacionados
As novas opções de IA do Gmail estarão disponíveis inicialmente em inglês nos Estados Unidos, mas a empresa promete expandir a tecnologia para outros países e outros idiomas à medida que o ano avança.
Personalização e recursos avançados para assinantes
A ferramenta de maior disponibilidade será a opção “Ajude-me a Escrever”, projetada para aprender o estilo de escrita do usuário, para que possa personalizar e-mails e fazer sugestões em tempo real sobre como aprimorar a mensagem.
O Google também está oferecendo aos assinantes que pagam por seus serviços Pro e Ultra acesso a uma tecnologia que espelha as “Visões Gerais de IA” (AI Overviews) que foram incorporadas ao seu motor de busca desde 2023.
A expansão permitirá que os assinantes façam perguntas conversacionais na barra de pesquisa do Gmail para obter respostas instantâneas sobre informações que estão tentando recuperar de suas caixas de entrada.
Inovação proativa e o poder do Gemini 3
No que poderia se tornar outro passo revolucionário, a “Caixa de Entrada com IA” (AI Inbox) também está sendo lançada para um subconjunto de “testadores confiáveis” nos EUA.
Quando ativada, a função irá vasculhar as caixas de entrada e sugerir listas de tarefas e tópicos que os usuários talvez queiram explorar.
“Este é o nosso compromisso de que o Gmail o apoie proativamente”, disse Blake Barnes, vice-presidente de produto do Google.
Toda a nova tecnologia está ligada ao mais recente modelo de IA do Google, o Gemini 3, que foi lançado em seu motor de busca no final do ano passado.
Riscos e garantias de privacidade
Mas introduzir mais IA no Gmail apresenta riscos potenciais para o Google, especialmente se a tecnologia funcionar mal e apresentar informações enganosas ou criar e-mails que coloquem os usuários em apuros — mesmo que as pessoas possam revisar as mensagens ou desativar os recursos a qualquer momento.
Ao trazer mais IA para o Gmail, o Google promete que nenhum conteúdo que a tecnologia analisa será usado para treinar os modelos que ajudam o Gemini a melhorar.
Fonte: JT







