
Imagem ilustrativa de diferença cambial (PM)
No último dia útil da semana passada, sexta-feira (9), a moeda japonesa sofreu uma desvalorização, chegando à faixa dos 158 ienes por dólar, no mercado cambial de Nova Iorque pela primeira vez em cerca de um ano, desde janeiro do ano passado.
Os motivos foram dois: percepção generalizada entre os investidores de que a situação do emprego nos Estados Unidos é sólida, e as preocupações sobre o agravamento da situação fiscal sob a política do governo de Sanae Takaichi, bem como a possível dissolução da Câmara dos Representantes. Assim, houve uma tendência de venda de ienes e compra de dólares.
Com o feriado de segunda-feira (12), Dia da Maioridade no Japão, o mercado cambial de Tóquio só voltará a operar no dia seguinte.
Artigos relacionados
Dissolução da Câmara dos Representantes
A Dieta tem uma sessão regular marcada para 23 deste mês. Mas, soube-se que a primeira-ministra está considerando uma dissolução antecipada da Câmara dos Representantes. Segundo fontes da imprensa, a possibilidade é de 50%.
Sanae Takaichi instruiu o seu partido (PLD) a acelerar os preparativos para as eleições. O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, responsável pelas eleições, enviou uma “mensagem urgente” a cada comitê de gestão eleitoral das províncias na manhã de sábado (10), declarando: “É necessário prosseguir com os preparativos”.
Caso a Câmara dos Representantes seja dissolvida no início da sessão ordinária, espera-se que a eleição para a Câmara dos Representantes seja anunciada em 27 deste mês, com votação em 8 de fevereiro, ou anunciada em 3 do mês que vem, com votação no dia 15.
Com iene depreciado, mais dinheiro para remessa
Em relação à remessa para os familiares no Brasil, na manhã de segunda-feira (12), a cada 10 mil ienes, o destinatário receberá 340,11 reais.
Se necessita enviar o valor de um salário mínimo (R$ 1.621,00) precisará dispor de 47.660 ienes mais taxas. Em 5 deste mês, para fazer uma remessa do mesmo valor precisava de 46.878 ienes. Portanto, terá que gastar um pouco mais.
Fontes: NHK e Tokyo Biz







