
Imagem ilustrativa de minerais (IA)
Na segunda-feira (12), o navio de pesquisa Chikyu, operado pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha-Terrestre (JAMSTEC), partiu para um experimento pioneiro no mundo, de desenvolvimento de extração de terras raras nas profundezas do oceano, no Japão.
É uma missão pioneira para testar a viabilidade da extração de elementos de terras raras do fundo do mar, a aproximadamente 6 mil metros de profundidade, perto da remota ilha de Minami Torishima, a cerca de 1,9 mil quilômetros de Tóquio. O objetivo principal é reduzir a forte dependência do país em relação ao fornecimento da China.
As terras raras são essenciais para a fabricação de veículos elétricos (VEs), smartphones, motores de carros, dispositivos médicos, defesa, além de outras indústrias. O projeto é liderado pelo Gabinete do governo, por isso, o navio de pesquisa Chikyu partiu do Porto de Shimizu, na cidade de Shizuoka (província homônima).
Artigos relacionados
Espera-se que a exploração comercial possa começar por volta de 2030.

Navio Chikyu (NHK)
“Em meio à tensa situação internacional em relação às terras raras, acreditamos que esta será uma conquista muito significativa. Chamamos isso de ‘um raio de esperança'”, disse Shoichi Ishii, chefe da expedição.
Se o experimento for bem-sucedido, a mineração em larga escala começará em 2027, com o objetivo de desenvolvimento industrial.
Depósito de terras raras
Vastos depósitos de terras raras foram descobertos no fundo do Oceano Pacífico dentro da zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão, especificamente na região da ilha de Minami Torishima.
Geólogos estimam que a área possa conter mais de 16 milhões de toneladas de minerais de terras raras, o que pode ser suficiente para suprir a demanda global por muitos anos.
No entanto, os minerais estão localizados em profundidades significativas, entre 3,5 e 6 mil metros, o que representa um desafio tecnológico para a extração comercial.
O teste de mineração da lama rica desses minerais está programado para ocorrer até 14 de fevereiro deste ano. Se tudo correr conforme o planejado, a mineração no fundo do mar poderá começar no próximo ano.
Desafios
Apesar do grande potencial dos depósitos, a extração enfrenta desafios significativos. Um deles é a profundidade extrema, além de preocupações sobre os potenciais impactos ambientais nos ecossistemas marinhos, e a viabilidade econômica.
O que são minerais de terras raras
Minerais de terras raras são aqueles que contêm um grupo de 17 elementos químicos essenciais para a tecnologia moderna, como Monazita, Bastnaesita, Xenotima e Argilas de Adsorção Iônica, sendo as principais fontes para extração de terras raras, que incluem o lantânio, cério, neodímio, praseodímio, e muitos outros, cruciais para diversas indústrias.
Fontes: JNN e NHK







