
Os EUA ordenaram a evacuação de pessoal da base de Al Udeid, no Catar, em meio a tensões com o Irã e protestos no país (imagem ilustrativa/PM)
Os EUA ordenaram a evacuação de pessoal de sua maior base no Oriente Médio, Al Udeid, no Catar. A ordem surge enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, está considerando ataques contra o regime islâmico no Irã.
Um oficial de defesa dos EUA alertou que esta evacuação foi um passo preliminar, já que Teerã enfrenta protestos antigovernamentais massivos, com oficiais de segurança matando muitos manifestantes.
A movimentação de algumas forças da Base Aérea de Al Udeid, no Catar, ocorre depois que Trump disse aos iranianos na terça-feira (13) que “a ajuda está chegando” e alertou os americanos no Irã que eles deveriam considerar evacuar o país.
Artigos relacionados
Um ex-oficial americano familiarizado com a situação disse à mídia estrangeira que os aviões também foram realocados.
O governo do Catar disse em um comunicado na quarta-feira (14) que as evacuações de Al Udeid estão sendo realizadas em resposta às atuais tensões regionais.
O Pentágono mantém cerca de 10 mil soldados dos EUA na extensa base de Al Udeid, juntamente com bases menores na região, no Iraque, na Síria e na Jordânia.
Fonte: CNA







