Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Espaço aéreo iraniano é reaberto em meio a tensões militares

| Notícias do Mundo

O Irã fechou seu espaço aéreo por quase cinco horas, gerando interrupções em voos devido a tensões geopolíticas. A medida ocorreu em meio a preocupações sobre possíveis ações militares entre EUA e Irã. Voos foram cancelados, desviados ou atrasados.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
ira espaco aereo 15 jan 2026 destaque

Irã fechou espaço aéreo em meio a tensões no Oriente Médio (banco de imagens)

O Irã reabriu seu espaço aéreo após um fechamento de quase cinco horas, em meio a preocupações sobre uma possível ação militar entre os Estados Unidos e o Irã, que forçou as companhias aéreas a cancelar, desviar ou atrasar alguns voos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O país fechou seu espaço aéreo, exceto os internacionais de e para o Irã com permissão oficial, às 17h15, horário do leste, na quarta-feira (14), de acordo com um aviso no site da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

O aviso foi removido pouco antes das 22h, horário do leste, de acordo com o serviço de rastreamento Flightradar24, que mostrou que cinco voos das companhias aéreas iranianas Mahan Air, Yazd Airways e AVA Airlines estavam entre os primeiros a serem retomados sobre o país.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Tensões políticas e movimentações militares

Em um horário semelhante na semana passada, durante o fechamento do espaço aéreo, havia dezenas de aviões no ar sobre o Irã, disse o Flightradar24.

O fechamento temporário ocorreu enquanto o presidente Donald Trump avaliava uma resposta à situação no Irã, que está vivenciando seus maiores protestos antigovernamentais em anos.

Os EUA estavam retirando alguns funcionários de bases no Oriente Médio, disse um oficial norte-americano na quarta-feira, depois que um alto funcionário iraniano afirmou que Teerã havia alertado os vizinhos de que atingiria bases americanas se Washington atacasse.

Riscos par a aviação civil

“Várias companhias aéreas já reduziram ou suspenderam serviço, e a maioria das transportadoras está evitando o espaço aéreo iraniano”, disse Safe Airspace, um site administrado pela OPSGROUP, uma organização baseada em membros que compartilha informações sobre riscos de voo.

“A situação pode sinalizar mais atividades de segurança ou militares, incluindo o risco de lançamentos de mísseis ou defesa aérea intensificada, aumentando o risco de identificação incorreta de tráfego civil”.

Um jato da Ukraine International Airlines foi abatido pelos militares do Irã em 2020, matando todos os 176 passageiros e tripulantes.

Reajustes das companhias aéreas

A Lufthansa disse na quarta-feira que evitaria o espaço aéreo iraniano e iraquiano até novo aviso, enquanto operaria apenas voos diurnos para Tel Aviv e Amã de quarta-feira até a próxima segunda-feira (19), para que a tripulação não precisasse pernoitar.

Alguns voos também poderiam ser cancelados como resultado dessas ações, acrescentou em um comunicado.

A companhia aérea italiana ITA Airways, na qual o Grupo Lufthansa é agora um acionista majoritário, disse que suspenderia de forma semelhante os voos noturnos para Tel Aviv até a próxima terça-feira (20).

Fonte: CNA

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo