
Escassez de alimentos desperta ursos no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
Ursos continuam a ser avistados perto de pessoas no Japão após a virada do ano, mesmo que normalmente estejam em hibernação nesta época da estação de inverno.
Uma série de avistamentos, principalmente na região de Tohoku, inclui relatos de colisões com veículos e danos a propriedades, como o vidro de uma janela de escritório.
Houve 47.038 avistamentos de ursos-negros-asiáticos em todo o país de abril a novembro do ano passado, cerca do dobro do recorde anual anterior registrado no ano fiscal de 2023, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.
Artigos relacionados
Recordes de captura e atividade regional
O número de ursos capturados, incluindo ursos-pardos em Hokkaido, atingiu um recorde de 12.659 no mesmo período de oito meses.
Embora se pense que os ursos estejam hibernando nesta época do ano, avistamentos foram relatados em Hokkaido, na província de Niigata e nas seis províncias de Tohoku desde o Dia de Ano Novo, de acordo com a polícia .
Em Akkeshi (Hokkaido), uma pegada que se acredita ser de um urso foi encontrada por volta das 14h no dia 1º de janeiro . Na cidade de Tomakomai (Hokkaido), uma delegacia de polícia local conduziu atividades de vigilância após um avistamento ser relatado no dia 4 de janeiro.
Escassez de alimento e falha na hibernação
Acredita-se que os avistamentos de ursos após a virada do ano reflitam a baixa produção de um tipo de noz que eles consomem.
“Muitos ursos não parecem atingir a hibernação devido à falta de comida”, disse Atsushi Horie, de 78 anos, chefe de uma associação de caçadores em Hokkaido.
“Se os ursos entrarem em hibernação sem comer comida suficiente, isso pode fazer com que acordem mais cedo do que deveriam”, disse ele.
Recomendações de segurança para a população
Horie aconselhou as pessoas a se manterem afastadas de montanhas onde ursos provavelmente aparecerão, com base em relatórios de avistamentos de governos locais.
“Os ursos são muito cautelosos”, disse ele. “Se você precisar ir para as montanhas, deve fazê-lo em grandes grupos e prosseguir falando alto. Os ursos frequentemente fugirão por cautela”.
Fonte: JT







