
Pólen de cedro: Níveis devem superar médias históricas no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
A temporada de pólen de cedro do Japão está prevista para começar no início de fevereiro, com os níveis totais de pólen no ar podendo exceder as médias históricas em todo o país, de acordo com uma previsão divulgada na quarta-feira (14) pela empresa meteorológica privada Weathernews.
De acordo com a previsão, o momento da dispersão do pólen deve estar amplamente alinhado com os anos normais no oeste e leste do Japão, enquanto as regiões do norte devem ter um início ligeiramente mais tardio.
Os volumes de pólen em todo o país estão previstos para serem 18% mais altos do que os níveis do ano passado e 28% mais altos do que a média de longo prazo.
Artigos relacionados
Variações regionais e alerta específicos
Regiões que registraram contagens de pólen relativamente baixas no ano passado — incluindo Hokuriku, a província de Nagano, o norte de Tohoku e Hokkaido — devem ver aumentos acentuados ano a ano, com algumas áreas projetadas para registrar mais do que o dobro dos níveis do ano passado.
A província de Akita, em particular, deve ter níveis de pólen muito mais altos do que o normal, seis vezes os da primavera passada.
Em contraste, partes do oeste do Japão, particularmente o norte de Kyushu, que registrou níveis recordes de pólen na primavera passada, devem ver volumes mais baixos este ano.
Cronograma de dispersão por região
A Weathernews informou que pequenas quantidades de pólen já podem estar no ar. Relatos de sintomas de pólen já foram enviados através do aplicativo da empresa, particularmente ao longo da costa do Pacífico do oeste e leste do Japão.
A previsão é que o pólen de cedro comece a se dispersar no norte de Kyushu, Shizuoka e sul de Kanto no início de fevereiro, espalhando-se por grande parte do oeste e leste do Japão até meados de fevereiro.
O norte de Tohoku deve ver o início da temporada até o início de março. A dispersão do pólen de cedro deve diminuir gradualmente após meados de março, enquanto o pólen de cipreste aumentará no oeste e leste do Japão.
Transição para cipreste e metodologia
O pólen de cipreste deve atingir o pico de meados de março ao início de abril, enquanto em Hokkaido, o pólen de bétula está previsto para atingir o pico a partir do final de abril, potencialmente se sobrepondo ao período de feriado da Golden Week.
A previsão é baseada em pesquisas realizadas através do aplicativo Weathernews em novembro e em uma pesquisa governamental sobre botões de flores de cedro divulgada em dezembro.
Fonte: JT







