
Ao centro, CEO da empresa (cedida para NHK)
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), líder global na fabricação de semicondutores, anunciou seus resultados financeiros do ano fiscal que terminou em dezembro de 2025, na quinta-feira (15).
Reportou um aumento de 31,6% nas vendas, para NT$ 3,809 trilhões (aproximadamente 19,13 trilhões de ienes). Em relação ao lucro líquido, também teve aumento (46,4%), de NT$ 1,7178 trilhão (8,62 trilhões de ienes), ambos recordes históricos.
Semicondutores de ponta com larguras de linha de circuito de 3 a 5 nanômetros (um nanômetro [nm] é um bilionésimo de metro), usados em servidores que processam IA generativa e nos smartphones mais recentes, representaram 60% das vendas.
Artigos relacionados
Em uma apresentação de resultados financeiros realizada em Taipei, o presidente e CEO Wei Zhejia expressou sua expectativa de que a demanda por IA aumentará ainda mais em 2026. A TSMC prevê que as vendas (em dólares americanos) para o ano fiscal que termina em dezembro de 2026 aumentarão em quase 30% em comparação com o ano fiscal anterior.
A TSMC detém 70% do mercado [de fundição] de semicondutores e espera-se que os pedidos de produtos avançados continuem concentrados na empresa.
No entanto, em novembro de 2025, Wei afirmou que a capacidade de produção de semicondutores avançados da TSMC representa apenas cerca de um terço da demanda.
TSMC aumentará 37% do investimento de capital
Por esse motivo, a TSMC pretende atender à demanda aumentando ainda mais a produção. O investimento de capital em 2026 deverá aumentar em até 37% em comparação com o recorde de 2025, atingindo entre US$ 52 e 56 bilhões (aproximadamente 8 trilhões a 9 trilhões de ienes).
Esse valor é significativamente superior às previsões de mercado anteriores. De 70% a 80% desse montante será destinado ao processo de fabricação de semicondutores de ponta. Na apresentação, Wei afirmou: “A capacidade de produção está extremamente limitada” e “Precisamos preencher essa lacuna”.
Os investimentos serão concentrados no Arizona, EUA, e em Taiwan, grandes produtores de produtos avançados. Só no Arizona pretende construir 6 fábricas.
O cronograma de produção em massa na Fábrica nº 2 de Kumamoto será “decidido com base na demanda”.
A construção da Fábrica nº 2 de Kumamoto, que começou em outubro de 2025, foi paralisada em dezembro. Isso ocorre porque a TSMC considera mudar a produção de produtos de 6 nanômetros para produtos mais avançados.
Fontes: NHK e Nikkei







