
Hokkaido: chance de terremoto cresce (ilustrativa/banco de imagens)
A probabilidade de um terremoto com uma magnitude de 7,8 a 8,5 ocorrer ao longo da Fossa das Curilas, na costa da cidade de Nemuro (Hokkaido), no extremo norte do Japão, dentro de 30 anos, aumentou para cerca de 90%, de aproximadamente 80%, de acordo com um painel do governo japonês.
O comitê de pesquisa sísmica do governo recalculou a probabilidade de grandes terremotos ocorrerem ao longo de fossas e falhas ativas no interior do país, que haviam passado por avaliações de longo prazo no passado, usando 1º de janeiro deste ano como data base, como parte de sua revisão anual.
Revisão anual e riscos em Hokkaido
A probabilidade continua a aumentar a menos que um terremoto antecipado ocorra.
Artigos relacionados
Enquanto isso, a probabilidade, dentro de 30 anos, de um terremoto com uma magnitude de 8 a 8,6 ocorrer na costa da região de Tokachi, no leste de Hokkaido, permaneceu inalterada em cerca de 20%, mas a probabilidade, dentro de 50 anos, subiu para cerca de 50%, de aproximadamente 40%.
Alerta na Fossa do Japão e região de Miyagi
Ao longo da Fossa do Japão, a probabilidade de um terremoto com uma magnitude de cerca de 7,4 ocorrer dentro de 30 anos na área costeira de Miyagi, no nordeste do Japão, aumentou para 79 a 95%, de 76 a 93%.
Fonte: NP







