
Aeroporto de Narita busca solução para o aumento de malas abandonadas (imagem ilustrativa/PM)
O operador do Aeroporto de Narita (Chiba) realizou um teste com uma máquina de compressão de roupas para evitar que as pessoas abandonem malas em seus terminais.
Esta iniciativa da Narita International Airport Corp. (NAA) visa aumentar a conveniência para viajantes que desejam levar mais itens e abordar a questão do rápido crescimento de malas abandonadas.
A empresa planeja testar a máquina com uma taxa no futuro e considerar sua implementação em larga escala.
Artigos relacionados
Tecnologia e funcionamento do compressor
A máquina de compressão, com aproximadamente o tamanho de um caixa eletrônico de banco, foi desenvolvida ao longo de quatro anos pela empresa de vestuário Sjoy, com sede em Tóquio, inspirada em máquinas de processamento de metal.
Os usuários colocam as roupas em um espaço de aproximadamente 10cm, 15cm de largura e 30cm de profundidade, fecham a tampa e pressionam um botão. O processo leva cerca de três minutos, e as roupas podem ser restauradas ao seu estado original após serem descompactadas.
Com o aumento de turistas estrangeiros, o Aeroporto de Narita registrou um aumento no número de malas abandonadas.
O problema das malas abandonadas
De acordo com a NAA, houve 124 casos no ano fiscal de 2020, mas o número aumentou anualmente, atingindo 1.073 casos no ano fiscal de 2024 — um aumento de mais de oito vezes.
A operadora acredita que muitos viajantes compram malas novas no aeroporto quando não há mais espaço suficiente em suas bagagens, deixando as antigas para trás.
Akari Saito, do departamento de planejamento aeroportuário da NAA, afirmou: “Frequentemente, vemos viajantes no aeroporto lutando com malas que estão superlotadas e não fecham. Esperamos que este serviço possa ajudar a resolver o problema.”
Fonte: MN







