Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

População da China cai pelo quarto ano consecutivo

| Ásia

A população da China diminuiu pelo quarto ano consecutivo em 2025, atingindo 1,405 bilhão de pessoas. Este declínio de 339 milhões foi mais rápido do que o registrado no ano anterior, conforme dados oficiais.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
china 19 jan 2026 destaque

Queda acentuada na população da China preocupa Pequim (imagem ilustrativa/PM)

A população da China caiu pelo quarto ano consecutivo em 2025, diminuindo em 339 milhões para 1,405 bilhão, um declínio mais rápido do que em 2024, conforme dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (19).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O número total de nascimentos na China caiu para 7,92 milhões em 2025, o menor em décadas, em comparação com 9,54 milhões em 2024. O número de mortes aumentou para 11,31 milhões, de 10,93 milhões em 2024, conforme dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China.

A população da China tem diminuído desde 2022 e está envelhecendo rapidamente, o que tem complicado o plano de Pequim para impulsionar o consumo doméstico e controlar a dívida, com centenas de milhões de pessoas prestes a deixar a força de trabalho em um momento em que os orçamentos de pensões já estão sobrecarregados.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Os casamentos na China despencaram em um quinto em 2024, a maior queda já registrada, com mais de 6,1 milhões de casais registrando-se para o matrimônio, abaixo dos 7,68 milhões em 2023.

Os casamentos são tipicamente um indicador principal para as taxas de natalidade na China.

No próximo ano, no entanto, o país pode ver um ligeiro aumento temporário nos nascimentos, disseram demógrafos, depois que a China, em maio de 2025, começou a permitir que casais se casassem em qualquer lugar do país – em vez de seu local de residência – tornando o processo mais fácil.

Fonte: JN

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo