Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Tepco adia retomada de reator na maior usina nuclear do Japão

| Sociedade

A Tepco adiou a retomada de um reator em sua maior usina nuclear, inicialmente prevista para esta terça-feira. A decisão foi tomada após a descoberta de um problema com um alarme de segurança durante o fim de semana.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
usina 20 jan 2026 destaque

Tepco: retomada de reator nuclear é adiada após falha (Wikimedia)

A Tokyo Electric Power Company Holdings (Tepco) irá adiar a retomada de um reator na maior usina nuclear do Japão, inicialmente planejada para esta terça-feira (20), após um problema com um alarme que foi descoberto no fim de semana.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A Tepco adiará a retomada das operações na unidade nº 6 de sua usina de Kashiwazaki-Kariwa (Niigata), disse Yutaka Kikukawa, gerente da instalação, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira. A empresa não estabeleceu uma nova data para a medida, afirmou ele.

O plano surge depois que um problema foi confirmado durante um teste para remover as barras de controle que suprimem reações de fissão nuclear no reator no sábado (17).

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Embora o problema tenha sido resolvido, a empresa, aparentemente, julgou necessário exercer cautela nos trabalhos relacionados à retomada.

A Tepco descobriu que um alarme projetado para prevenir a remoção não intencional não foi ativado durante o teste. Uma investigação revelou um erro nas configurações da função de prevenção de remoção.

Após corrigir as configurações, o problema foi resolvido às 20h16 de domingo (18).

Posteriormente, a empresa verificou se o alarme funciona corretamente para todas as barras de controle.

A retomada da usina de Kashiwazaki-Kariwa — também o maior complexo nuclear do mundo — será um momento decisivo para a empresa, que não opera uma usina atômica desde 2011, quando a de Fukushima nº 1, de sua propriedade, sofreu um acidente de derretimento após um terremoto e tsunami.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo