Japão: russo é suspeito de obter segredos de empresa japonesa
Um ex-funcionário russo, supostamente um espião, foi indiciado por obter ilegalmente segredos comerciais de uma fabricante japonesa.

Imagem Ilustrativa
Um homem, supostamente um espião russo, foi indiciado por suspeita de obter ilegalmente informações de segredo comercial de um ex-funcionário, de nacionalidade japonesa, de uma fabricante de máquinas.
O homem russo é considerado um espião do serviço de inteligência russo SVR (Serviço de Inteligência Estrangeira) e é suspeito de ter obtido ilegalmente ideias de novos produtos, que constituem segredos comerciais, do ex-funcionário da fabricante em novembro de 2024 e fevereiro de 2025.
De acordo com fontes da investigação, o russo abordou o ex-funcionário em uma rua próxima à empresa, pedindo orientação. Em seguida, ele teria se aproximado ainda mais, perguntando”‘poderíamos nos encontrar novamente como agradecimento?”, e começaram a se encontrar regularmente em restaurantes na região metropolitana de Tóquio. Acredita-se que o homem tenha pago um total de ¥700 mil ao ex-funcionário para obter as informações ilegalmente.
Artigos relacionados
O Departamento de Segurança Pública da Polícia Metropolitana de Tóquio não divulgou as declarações dos dois envolvidos.
A Agência Nacional de Polícia solicitou ao homem que se apresentasse por meio da Embaixada Russa no dia 9 de janeiro, mas ele teria retornado à Rússia sem atender ao pedido.
Como a empresa possuía tecnologia que poderia ser convertida para uso militar, o Departamento de Segurança Pública da Polícia Metropolitana de Tóquio afirmou que “acredita-se que o lado russo estava visando informações militares, e conseguimos evitar o vazamento antes que ocorresse”.
Fonte: FNN







