Onda de frio mais forte da temporada deixa marcas: acidentes e resgates
No 1º pico da neve intensa desta onda de frio rigorosa, ocorreram vários acidentes, incidentes e pedidos de resgate à JAF.

Polícia atendendo um acidente em Toyooka (Hyogo) (Nagoya TV)
Esta onda de frio, a pior da temporada, causou queda intensa de neve, com acúmulos muito rápidos, em praticamente todo o país, na quinta-feira (22).
Ocorreram diversos acidentes e pedidos de resgate nas províncias de Kanto, Tokai e Kinki.
O cenário nas províncias de Hyogo, Mie e Quioto foi de alerta máximo. Veículos atolados e derrapagens tornaram-se comuns devido ao gelo na pista.
Artigos relacionados
Na cidade de Toyooka (Hyogo), um carro de passeio capotou lateralmente, ficando preso na neve acumulada ao lado da rodovia.
Outro capotamento foi registrado na cidade de Kameyama (Mie), provavelmente causado pelo congelamento da superfície asfáltica.
Em Maizuru (Quioto), uma carreta travou a circulação em frente à estação JR Nishi-Maizuru. Foram necessárias cinco pessoas e o uso de pás para liberar o veículo da neve profunda.

Veículo de socorro da JAF em Higashiomi (Nagoya TV)
Um guincho da JAF (Federação Automobilística do Japão) foi acionado para resgatar uma motorista que caiu com o carro em uma vala oculta pela neve, na cidade de Higashiomi (Shiga).
Neve e os impactos no transporte e na infraestrutura
A neve atingiu níveis recordes, superando os 183 cm em algumas localidades, como em Uonuma (Niigata). Em outras cidades de Hokuriku, com a paisagem branca, o comércio quase não recebeu clientes.
Na cidade de Maizuru, a neve ultrapassou os 30 cm, cobrindo trilhos e trens. A Linha JR Tadami teve operações parcialmente suspensas devido ao acúmulo excessivo que ocultou completamente a via férrea.
Em Hikone (Shiga), o alerta de nevasca significativa foi emitido pela primeira vez em dois anos, forçando o fechamento de rodovias durante a madrugada após a queda de 25 centímetros de neve em apenas 6 horas.
O desafio em Hakone
Mesmo em áreas turísticas como Hakone (Kanagawa), conhecida por suas estradas íngremes, a situação ficou crítica. Caminhões e até táxis locais — acostumados ao terreno — foram vistos derrapando e falhando em subir as ladeiras, forçando motoristas a instalarem correntes em todos os pneus para tentar manter a tração.
Previsão
A onda de frio deve permanecer no arquipélago até pelo menos domingo (25). Está previsto o 2º pico de neve intensa no fim de semana. As autoridades recomendam vigilância extrema contra o congelamento de estradas e novos acúmulos.

Cidade de Hikone, em Shiga (Nagoya TV)
Fonte: Nagoya TV







