Alerta de nevasca significativa em Fukui e neve em Mie no primeiro pico
| Tempo
O primeiro pico desta onda de frio rigoroso deixou até mesmo as cidades cobertas de neve. O segundo está por vir.

Manhã de quinta-feira na cidade de Aomori (NHK)
Devido à pior onda de frio deste inverno, a queda de neve se intensificou ao longo da costa do Mar do Japão, e a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu um alerta de “Nevasca Intensa Significativa” para a província de Fukui logo após as 21h de quinta-feira (22).
Todas as províncias de Hokuriku estão sob a chamada Zona de Convergência de Massas de Ar Polar no Mar do Japão (JPCZ), uma faixa de nuvens de neve.
Na cidade de Tsuruga (Fukui), o acúmulo de neve registrado na quinta-feira foi de 32 centímetros em apenas 6 horas. Não foi diferente nas demais cidades como Imajo e Minami-Echizen (Fukui), com 27 e 20 centímetros; na cidade de Nagahama (Shiga), coberta com acúmulo de 16 centímetros, e 21 centímetros na cidade de Kanazawa (Ishikawa).
Artigos relacionados
4 metros de acúmulo
Este ano, o recorde de acúmulo de neve é da cidade de fontes termais Sugayu (Aomori), com 4,3 metros de altura; seguida de Hijiori (Yamagata) com 2,15 m e Uonuma (Niigata), com 2,10 metros.
Neve em Tokai
Na província de Mie, a queda intensa deixou até as áreas urbanas brancas: 7 cm em Yokkaichi, 17 cm em Inabe e 6 cm em Komono.

Criança pegando neve na manhã de quinta-feira em Yokkaichi (Nagoya TV)
Nas províncias de Aichi e Gifu, a previsão é de acúmulo na manhã de sexta-feira (23). Especialmente na província de Gifu, nas áreas Mino e Hida, os acúmulos poderão chegar a 50 cm.
Pontos importantes
A AMJ recomenda que as pessoas fiquem atentas aos impactos no trânsito, como congestionamentos em áreas onde se prevê neve intensa, e que tomem cuidado com o acúmulo de neve e o risco de avalanches.

Imediações da estação de trem de Yokkaichi na manhã de quinta-feira (Nagoya TV)
Também pede que evitem saídas desnecessárias e, caso precisem viajar de carro, verifiquem rotas alternativas e estejam preparados com pneus e correntes de inverno, além de levar itens de primeira necessidade.
Os pedestres devem tomar cuidado nas calçadas escorregadias.
A AMJ, a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações e a Agência Florestal recomendam que tenham extrema cautela ao usar fogo ao ar livre e não jogar bituca de cigarro a fim de prevenir incêndios florestais, pois há muitos locais com o clima seco.
Fontes: NHK, FNN, Tokai TV e Nagoya TV







