Pólen de cedro em alta: medidas preventivas são cruciais para a saúde no Japão
A temporada de pólen de cedro 2026 promete ser intensa no Japão. O Ministério do Meio Ambiente alerta para um aumento de até 3 vezes em 9 províncias, exigindo medidas preventivas.

Flor de cedro masculina na fase adulta. Cada cedro consegue produzir mais de 400 mil partículas de pólen durante a vida (Imagem: Chunichi)
A temporada de pólen de cedro de 2026 no Japão promete ser uma das mais intensas dos últimos anos. Uma pesquisa conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente revelou que o número de brotos de flores masculinas de cedro, responsáveis pela dispersão do pólen, está significativamente acima da média histórica em 26 das 47 províncias do país.
O levantamento, realizado entre novembro e dezembro de 2025, apontou um aumento alarmante em nove províncias, onde a quantidade de brotos é de duas a três vezes maior que a média. As províncias mais afetadas incluem:
- Hokkaido (Província): 328%
- Osaka (Província): 315%
- Nara (Província): 312%
- Quioto (Província): 272%
- Tokushima (Província): 257%
- Yamagata (Província): 229%
- Shizuoka (Província): 215%
- Aichi (Província): 213%
- Tottori (Província): 202%
Em contraste, 20 províncias registraram números abaixo da média. Entre elas, Tóquio (87%) e Saitama (89%) apresentaram uma redução. As províncias de Aomori (44%) e Iwate (49%) tiveram menos da metade da média histórica de brotos.
Artigos relacionados
O Ministério do Meio Ambiente alerta que, quanto maior o número de flores masculinas, maior a quantidade de pólen de cedro a ser dispersa. No ano passado (2025), a dispersão começou em fevereiro na maioria das localidades, atingindo o pico em meados de março, embora alguns locais já tivessem registrado pólen no início de janeiro.
Diante deste cenário, o Ministério reforça a importância de medidas preventivas precoces. As recomendações incluem:
- Utilizar máscaras que se ajustem bem ao rosto e óculos de proteção.
- Evitar sair de casa nos horários de maior dispersão de pólen, geralmente por volta do meio-dia e no final da tarde.
- Considerar o uso do teletrabalho para minimizar a exposição.
A população é incentivada a adotar essas precauções para proteger a saúde e minimizar os impactos da alergia ao pólen de cedro durante a próxima temporada.
Fonte: NHK







