Surto de vírus Nipah causa alerta na índia
| Ásia
Autoridades na Índia confirmaram dois casos do mortal vírus Nipah. Medidas de quarentena e vigilância foram implementadas para conter a propagação.

Vírus Nipah: quarentena e vigilância na Índia (ilustrativa/banco de imagens)
Autoridades na Índia confirmaram que dois casos do mortal vírus Nipah foram reportados — e oficiais de saúde estão implementando medidas de quarentena e vigilância.
De acordo com reportagens do The Hindu, The Telegraph e The Independent, duas enfermeiras em um hospital particular perto de Calcutá, em Bengala Ocidental,foram infectadas com o vírus, que é zoonótico — significando que ele se espalha entre animais e pessoas.
“Duas enfermeiras em um hospital particular estão infectadas com o vírus Nipah, e uma delas está em condição crítica“, disse o oficial de saúde Narayan Swaroop Nigam ao The Telegraph.
Artigos relacionados
Investigação e monitoramento de morcegos
Oficiais de saúde disseram que uma investigação inicial sugere que ambas as enfermeiras contraíram o vírus de um paciente com sintomas respiratórios graves. O paciente morreu antes que pudesse ser testado para o Nipah.
‘Dada a natureza séria da infecção pelo vírus Nipah , que é uma doença zoonótica com alta mortalidade e potencial de rápida disseminação, a situação está sendo tratada com a máxima prioridade”, disse um oficial sênior do Ministério da Saúde ao The Hindu.
Pesquisadores do Instituto Nacional Indiano de Pesquisa Médica coletaram amostras de sangue e swabs de morcegos no zoológico durante dois dias, disse um oficial do Departamento Florestal Estadual ao veículo.
Testes RT-PCR, que detectam materiais genéticos de vírus, também estão sendo realizados em morcegos em várias partes da Bengala Ocidental.
Histórico e mecanismos de transmissão
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus Nipah causa uma gama de doenças, desde infecção assintomática a doença respiratória aguda e encefalite fatal, ou inflamação do cérebro. Ele também causa doenças graves em animais, como porcos.
O primeiro surto reconhecido foi detectado na Malásia em 1999, no qual 100 pessoas morreram tanto na Malásia quanto em Singapura, e um milhão de porcos foram abatidos para prevenir a disseminação da doença, o que teve graves consequências econômicas para os fazendeiros, de acordo com a Cleveland Clinic.
A OMS afirma que a transmissão do Nipah ocorre quando as pessoas são expostas a secreções de animais ou ao contato com o tecido de um animal doente.
Alguns surtos foram rastreados até frutas ou produtos de frutas, como sucos, que foram contaminados com urina ou saliva de morcegos frugívoros infectados. A doença também pode ser transmitida de humano para humano.
Sintomas, tratamento e recuperação
Não há vacina para o vírus, e os médicos podem apenas tratar os sintomas — que inicialmente incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta, antes de se transformarem em tontura, sonolência, alteração da consciência e problemas neurológicos ligados à encefalite.
Pneumonia e outros problemas respiratórios também podem ocorrer, e o vírus tem um período de incubação de 4 a 14 dias.
A maioria das pessoas que contrai o vírus se recupera totalmente, de acordo com a Cleveland Clinic, mas alguns pacientes relataram condições neurológicas que resultam da encefalite.
Fonte: People







