Homem alcança o topo do arranha-céu Taipei 101 sem cordas
| Ásia
O escalador americano Alex Honnold realizou uma ascensão livre no arranha-céu Taipei 101, na capital de Taiwan. Ele alcançou o topo da torre de 508m sem o uso de cordas ou equipamentos de proteção.

Honnold desafia altura e escala o Taipei 101 (YT/Euronews)
O escalador americano de rocha Alex Honnold escalou o arranha-céu Taipei 101 no domingo (25), sem cordas ou qualquer equipamento de proteção.
Aplausos surgiram de uma multidão ao nível da rua enquanto ele alcançava o topo da torre de 508m, cerca de 90 minutos após o início da escalada. Vestindo uma camisa vermelha de manga curta, Honnold acenou com os braços para frente e para trás sobre a cabeça.
“Que vista, é incrível, que dia lindo”, disse ele depois. “Estava ventando muito, então pensei, não caia da torre. Eu estava tentando me equilibrar bem. Mas foi, que posição incrível, que maneira linda de ver Taipei”.
Artigos relacionados
Técnica e os desafios das “caixas de bambu”
Honnold, conhecido por sua ascensão sem cordas no El Capitan do Parque Nacional de Yosemite, escalou um dos cantos do Taipei 101 usando pequenas saliências em forma de “L” como apoios para os pés. Periodicamente, ele teve que manobrar e subir pelas laterais de grandes estruturas ornamentais que se projetam da torre, puxando-se com as mãos.
O edifício tem 101 andares, sendo a parte mais difícil os 64 andares da seção intermediária – as “caixas de bambu” que dão ao edifício sua aparência característica.
Dividido em oito, cada segmento possui oito andares de escalada íngreme e saliente, seguidos por varandas, onde ele fez pequenos descansos enquanto subia.
A escalada livre de Honnold no icônico edifício da capital de Taiwan foi transmitida ao vivo pela Netflix com um atraso de 10 segundos. A ascensão, originalmente agendada para sábado (24), sofreu um atraso de 24 horas devido à chuva.
Impacto cultural e precedentes históricos
Ter uma multidão torcendo foi incomum e um pouco perturbador no início para Honnold, cujas escaladas geralmente ocorrem em áreas remotas.
A escalada gerou tanto entusiasmo quanto preocupação sobre as implicações éticas de tentar uma empreitada de alto risco em transmissão ao vivo.
Honnold não é o primeiro a escalar o Taipei 101, mas ele é o primeiro a fazê-lo sem corda. O escalador de rocha francês Alain Robert escalou o edifício no dia de Natal em 2004, como parte da grande inauguração do que era então o edifício mais alto do mundo.
Fonte: MN







