Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

General chinês é acusado de vazar segredos nucleares para os EUA

| Ásia

O general chinês Zhang Youxia está sob investigação por supostamente vazar dados de armas nucleares aos EUA e por corrupção.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
general 27 jan 2026 destaque

General chinês Zhang Youxia sob investigação por vazamento (Wikimedia)

O general chinês Zhang Youxia, um dos militares de mais alta patente na China, está sendo investigado por acusações de vazar dados de armas nucleares para os Estados Unidos, conforme reportado pelo Wall Street Journal (WSJ).

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A notícia do WSJ, divulgada no domingo (25), surge após o Ministério da Defesa da China anunciar, no dia anterior, que altos oficiais militares, incluindo Zhang Youxia e Liu Zhenli, estavam sendo investigados por suspeita de graves violações de disciplina e leis.

O jornal cita fontes familiarizadas com um briefing de alto nível sobre as alegações, que ocorreu antes do anúncio oficial do Ministério da Defesa.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Corrupção e formação de cliques políticos

Além do vazamento de informações nucleares, Zhang Youxia também é investigado por supostamente aceitar grandes somas de dinheiro em troca de promover oficiais e formar cliques políticos para construir redes de influência que minam a unidade do partido.

No sábado (24), o jornal em inglês de Hong Kong, o South China Morning Post, também citou fontes que afirmaram que Zhang Youxia está sob investigação por suspeitas de violações, incluindo corrupção.

O jornal oficial People’s Liberation Army Daily acusou Zhang Youxia e outros de terem “pisoteado severamente e minado a base institucional da autoridade do Presidente da Comissão Militar Central”.

A publicação acrescentou que os oficiais “incitaram significativamente ameaças à própria base da autoridade do partido para governar e instigaram a corrupção”.

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo