Transporte clandestino leva vietnamitas de Aichi à prisão
Um casal de vietnamitas foi preso por ter feito o transporte da mudança de uma cliente em seu carro, dentro da província de Aichi.

Carros do casal apreendidos (CTV)
Na segunda-feira (25), a polícia informou sobre a prisão de um casal de vietnamitas, de 37 e 38 anos, respectivamente, residentes na cidade de Okazaki (Aichi).
São suspeitos de transporte clandestino (shirotaku) por terem aceitado o serviço de carregar os pertences de uma compatriota, da cidade de Okazaki para Hekinan (Aichi), mesmo não possuindo a devida autorização.
O transporte clandestino teria ocorrido em novembro do ano passado e o casal aceitou o pagamento de 4 mil ienes.
Artigos relacionados
O casal vietnamita e a cliente não se conheciam pessoalmente. A encomenda pelo serviço foi realizada através de um post em uma das redes sociais.
Durante o interrogatório, o marido confessou a suspeita, enquanto a esposa negou parcialmente, afirmando que não recebeu nenhum pagamento.
Desde junho de 2025, vários vietnamitas foram presos na província de Aichi por operarem táxi clandestino (shirotaku). A polícia suspeita que o casal também pode ter feito esse tipo de trabalho, por isso, continua sob investigação.
Transporte legal
Para a obtenção da autorização ou licença para o transporte de pessoas ou mercadorias junto ao Departamento de Transportes (運輸支局, lê-se Un’yu Shikyoku), exige-se o cumprimento de requisitos rigorosos e o processo leva de 4 a 5 meses.
Ao obter a licença, recebem-se também as placas verdes do veículo.
Fontes: CTV e Tokai TV







